Exercícios De Fortalecimento Do Tornozelo Com Uma Bola De Equilíbrio

Autor: | Ultima Atualização:

Você deve manter seus tornozelos fortes para que eles não vire em seus saltos altos favoritos, e uma bola de equilíbrio pode ajudar. Também chamada de bola BOSU, que significa "ambos os lados para cima", esta bola parece uma bola de exercício padrão que foi cortada ao meio. Você pode deitá-lo e equilibrar-se no lado macio e mole, ou virá-lo de cabeça para baixo para que a cúpula esteja no chão e você tenha que se equilibrar no lado plano. Ambos os lados ajudam a dar aos seus tornozelos mais força e estabilidade.

Balanço Básico

Não é necessário começar com exercícios super difíceis - atenha-se ao básico quando começar a treinar seus tornozelos. Gire a bola de balanço de forma que o lado plano fique para baixo e suba até o topo abobadado. Parece um pouco estranho no começo, então fique perto de uma parede para ajudá-lo a se equilibrar. Fique em pé e solte a parede quando puder, apertando os músculos abdominais para ajudá-lo a ficar equilibrado. A bola faz uma superfície instável, fazendo com que você mude constantemente de peso um pouco. Muitas dessas mudanças de peso acontecem em seus tornozelos, enquanto você levanta ou abaixa os dedos para manter o equilíbrio.

Tornando-o mais difícil

Acha que você dominou a técnica básica de balanceamento? Tente mover os pés de propósito, apontando e flexionando os dedos dos pés. Isso muda o peso do seu corpo para a bola, exigindo que os tornozelos ajustem as mudanças nas diferentes áreas da bola. Ou, levante um joelho e tente equilibrar uma perna de cada vez para concentrar o fortalecimento em um tornozelo. Dobre ligeiramente os joelhos e estique uma das pernas para bater no chão à frente, para o lado e atrás da bola, mantendo o outro pé o mais imóvel possível na bola de equilíbrio.

Movimento

Qualquer tipo de movimento do corpo vai atrapalhar seu delicado equilíbrio no topo da bola, o que significa que seus tornozelos devem trabalhar mais para manter os pés no lugar. Isso não significa apenas frente e verso - seus tornozelos também devem se ajustar aos movimentos laterais. Tente fazer agachamentos de três lados abaixando o corpo para baixo, com os quadris para trás e depois para cima. Agache novamente, mas vire a parte superior do corpo para a esquerda. Agache-se no meio, depois vire a parte superior do corpo para a direita no próximo agachamento. Essas mudanças no centro de gravidade ajudam a manter os músculos das laterais dos tornozelos fortes.

Flip It

Embora você possa sentir que precisa de um ato no circo quando pisa pela primeira vez na bola de equilíbrio quando ela está voltada para baixo, a posição de equilíbrio diferente funciona em todos os lados de seus tornozelos. Suba e aponte os dedos para que o aro da seção plana toque o chão, depois gire os tornozelos para abaixar o aro em um círculo ao redor da bola. Vá nos dois sentidos para trabalhar uma amplitude completa de movimento nos dois tornozelos. Para se concentrar na parte da frente e de trás do tornozelo, aponte os dedos para empurrar a parte da frente da bola para baixo, depois empurre os calcanhares para trás e abaixe a parte de trás da bola.