Como Se Tornar Um Odontologista Forense

Autor: | Ultima Atualização:

Os odontologistas forenses geralmente também praticam dentistas.

Se você acha que a abordagem padrão para a dentição morde, procure praticar como um odontologista forense. Um odontologista forense auxilia em investigações de aplicação da lei, identificando indivíduos de registros dentários e identificando a fonte da ferida ou marcas em objetos. Odontólogos forenses são placa certificada pelo Conselho Americano de Odontologia Forense, uma vez que eles desenvolveram um alto nível profissional de habilidade.

Obter um grau dentário - como um médico de odontologia médica ou doutor em cirurgia odontológica - e licença para praticar odontologia. Demonstrar altos padrões morais e éticos durante sua prática de odontologia, como requisito para a certificação do conselho pelo ABFO.

Participar de pelo menos quatro reuniões anuais no campo da odontologia forense, como reuniões da Sociedade Americana de Odontologia Forense. Apenas uma reunião por ano pode ser contada. Você deve participar de pelo menos duas dessas conferências apresentando pesquisa, atuando como moderador, participando de um painel ou ajudando nas atividades de um comitê.

Associe-se e participe ativamente de uma agência médica ou jurídica - como uma agência de aplicação da lei, um médico legista, uma agência de seguros ou uma equipe de desastre em massa - por pelo menos dois anos.

Observe pelo menos cinco autópsias completas sob supervisão do patologista chefe.

Trabalhe em pelo menos 35 casos odontológicos forenses legítimos. Estes casos devem incluir casos de identificação humana 20 com pelo menos 15, resultando em uma identificação positiva. Cinco casos devem incluir uma dissecação da mandíbula. Você deve pessoalmente levar as radiografias postmortem - imagens de raios-X dos dentes e da mandíbula - para os casos 10. Você pode incluir até cinco casos de uma oficina aprovada em relação ao total.

Atuar como investigador principal em cinco casos de estimativas de idade dentária. Pelo menos um desses casos deve vir de seu próprio trabalho de caso, ou seja, você não pode simplesmente ajudar outro investigador em todos os seus casos. Esses casos devem incluir estimativas de idade de uma criança, adolescente e adulto.

Completar dois casos de identificação de marcas de mordida nos quais a marca de mordida foi identificada como sendo de origem humana. Por exemplo, a polícia pode ter identificado marcas de mordida em um cadáver, uma arma usada em um crime ou objetos domésticos encontrados em uma cena de crime. Muitos destes podem não estar relacionados, como de um animal de estimação da família, mas alguns podem vir de suspeitos conhecidos ou desconhecidos em um crime. Você deve ser o investigador principal em pelo menos um desses casos. Enviar documentação de cinco casos adicionais de identificação de mordida.

Fornecer documentação de dois casos em que você apresentou testemunho juramentado envolvendo odontologia forense.

Demonstrar conhecimentos adicionais em odontologia forense.

Solicite e complete o exame escrito abrangente administrado pelo ABFO. Depois de ter suas qualificações aprovadas, você tem 15 meses para agendar seu exame. Todo o processo para se tornar um odontologista forense certificado pode ser concluído por um curto ou longo período de tempo; no entanto, os requisitos garantem que você tenha passado pelo menos quatro anos em prática para se qualificar para o exame. As qualificações podem ser concluídas durante qualquer período de tempo, contanto que você permaneça ativamente envolvido com uma agência médica ou jurídica durante esse período.