
Um gatinho tubby tem um risco aumentado de desenvolver diabetes.
O gatinho engole mais água do que o habitual? Ele tem que fazer xixi o tempo todo? Estes podem ser sintomas que ele desenvolveu diabetes. Assim como nos diabéticos humanos, o diabetes felino exige cuidadoso controle e restrição alimentar para manter saudáveis os níveis de açúcar no sangue.
O que é Diabetes?
Geralmente afetando gatos de meia-idade ou mais velhos, o diabetes mellitus se desenvolve quando Kitty não consegue produzir insulina suficiente ou seu corpo não pode usar a insulina que ele faz corretamente. A insulina é necessária para o corpo processar carboidratos. Se o açúcar no sangue dele ficar alto, ele começará a passar açúcar em seu xixi, o que o levará a beber mais água e urinar com mais frequência.
Como a obesidade afeta a sensibilidade à insulina, um gatinho robusto tem maior probabilidade de desenvolver diabetes. Mantê-lo em uma dieta rigorosa de diabetes ajudará a manter seu nível de açúcar no sangue em um intervalo normal.
Dieta sugerida
Uma vez que um humano é diagnosticado com diabetes, ela tem que evitar uma superabundância de carboidratos e açúcar. O mesmo vale para Kitty. Encontre um alimento de qualidade que seja formulado especialmente para um gato diabético. Uma opção é uma dieta de baixa caloria, alta proteína e baixo teor de carboidratos, que geralmente tem mais sucesso.
Outra opção é uma dieta rica em fibras e carboidratos complexos, que retarda a digestão para regular os níveis de açúcar. Se você está em um orçamento, a comida enlatada pode ser uma boa alternativa, porque geralmente tem uma maior relação proteína-carboidrato do que a comida seca. Fale com o veterinário do seu gato sobre uma dieta recomendada.
Horário de alimentação
Regulando o quanto seu gato come é tão importante quanto o tipo de alimento que ele come. A alimentação livre, ou deixar uma tigela de comida o dia todo, não é sugerida. Pode ser difícil monitorar o quanto ele está comendo, e ele pode comer demais.
Em vez disso, alimente-o com duas ou três pequenas refeições ao longo do dia. Resista ao impulso de lhe dar restos de comida ou doces, pois eles podem fazer com que seu açúcar no sangue suba rapidamente. Se ele está acima do peso, pode ser difícil ajudá-lo a controlar seu açúcar. Fale com seu veterinário sobre ajudar o gatinho a perder alguns quilos.
Mantendo o seu gato diabético de comer demais pode eliminar a necessidade de lhe dar injeções de insulina.
Complicações
É muito importante procurar os sinais de hipoglicemia ou baixa de açúcar no sangue. A baixa taxa de açúcar no sangue pode fazer com que o gatinho seja letárgico, tenha convulsões ou entre em coma. Se o açúcar no sangue ficar muito baixo, pode ser fatal.
Se o gatinho não conseguir comer, esfregue um pouco de xarope de milho na gengiva para aumentar o açúcar. Se o açúcar dele estiver baixo, mas ele conseguir engolir, ofereça-lhe um pouco de sua comida regular.
Se ele estiver em coma, nunca tente forçá-lo a comer ou colocar qualquer coisa em sua boca. Ele deve receber tratamento imediato de emergência. Descubra onde o centro de emergência veterinária mais próximo está, apenas no caso.
Fale com o veterinário do seu gato sobre como verificar o nível de açúcar no sangue em casa. Isso geralmente é mais barato do que fazê-lo no consultório do veterinário, e permite que você monitore seu açúcar diariamente.




