Extração De Dentes Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Um exame veterinário anual deve incluir um exame odontológico.

Com um pouco de cuidado e manutenção, seu gatinho pode ter o sorriso cobiçado do gato Cheshire em "Alice no País das Maravilhas." Mas é como arrancar dentes para que Kitty esfregue depois de cada refeição. Sem um exame anual, incluindo um exame dentário, os problemas dentários podem passar despercebidos.

O que deu errado?

Existem várias razões pelas quais o seu veterinário pode ter recomendado uma extração dentária. Às vezes, uma doença dentária é tão grave que o tratamento é necessário para evitar a dor crônica. Problemas comuns com dentes de gato incluem defeitos no esmalte do dente ou fraturas na estrutura do dente. Problemas com a mandíbula podem levar à inflamação da polpa dos dentes afetados, ou pode haver um abcesso na produção. Quando seu veterinário vê seu gato anualmente, ou bianualmente para gatos geriátricos, ela pode ver algo na boca do seu gato que você não tinha notado. Os gatos são muito bons em esconder sua dor, então seu gato poderia ter um dente dolorido, mas continuar a comer como se nada estivesse errado.

Decisões decisões

A decisão de extrair um dente em vez de tentar salvá-lo é baseada em vários fatores, e seu veterinário pode determinar qual plano de tratamento é melhor para o seu gatinho. Um gatinho cheio de placa pode ser um gatinho patético. Muito provavelmente, o seu veterinário irá recomendar uma limpeza dental e, enquanto o gato está sob anestesia, ser capaz de dar o interior da boca do seu gato um exame completo. Assim, o seu veterinário pode não ser capaz de lhe dizer se um dente específico precisa ser extraído até que ele tenha uma visão desobstruída do dente em questão. Se houver inchaço e vermelhidão nas gengivas ao redor do dente afetado, pode ser apenas uma questão de limpar a placa e tratar de qualquer possível infecção. Por outro lado, o seu veterinário pode decidir que a extração é a melhor maneira de tratar o problema.

O procedimento

Uma vez que seu gato está seguramente sob a influência de algum soro adormecido doce, seu veterinário pode continuar com o procedimento em mãos. Ela procurará sinais de acúmulo de cálculos em um lado da boca, uma indicação clara de que o gato está deliberadamente comendo de um lado para evitar a dor do outro. A presença deste sinal indicador indica o quanto o problema progrediu. O veterinário irá criar uma abertura no local de extração usando um bisturi, em seguida, empregar uma broca odontológica de alta velocidade para expor as raízes. Ferramentas de extração são usadas para remover o dente. O soquete é limpo, higienizado e costurado. Raios-X podem ser tomadas a qualquer momento durante o procedimento.

Quem é seu veterinário?

Para limpezas dentárias de rotina, seu veterinário regular é mais do que capaz de lidar com o trabalho. Se uma extração ou outra cirurgia dentária é indicada, no entanto, é melhor escolher um veterinário que tenha sido certificado pelo American Veterinary Dental College. Estes veterinários promoveram sua educação básica para incluir especialização em problemas dentários. Pergunte se o veterinário vai realizar o procedimento ou se a maior parte do trabalho será feita por um técnico. Discuta possíveis complicações que possam surgir durante ou após o procedimento e verifique se você entendeu suas instruções pós-operatórias.