Os Gatos Podem Morrer De Infecções Da Bexiga?

Autor: | Ultima Atualização:

O uso freqüente da caixa de areia pode ser um sinal precoce de infecção do trato urinário.

É desconfortável para o seu gato e pode causar alguns problemas desagradáveis para você, se o seu gato parar de usar a caixa de areia, mas isso é só o começo. Complicações de uma infecção da bexiga, como infecção nos rins e obstruções do trato urinário podem matar seu amigo felino.

Infecção Renal

Não leva muito tempo para uma infecção não tratada do trato urinário passar para os rins, e é aí que fica perigoso. Quando os rins do seu gato se tornam inflamados e ineficazes na remoção de toxinas do sangue, ele pode ficar seriamente doente. Se a infecção ainda não for tratada, pode levar a danos nos rins, insucesso e até a morte.

Obstrução

Obstruções urinárias podem matar seu gato dentro de 24 horas. Existe uma forte ligação entre obstruções e infecções da bexiga. Em alguns casos, o inchaço ou irritação da infecção faz com que uma pedra ou cristal da bexiga preexistente fique alojada na uretra. Por outro lado, um cristal alojado pode causar uma infecção instantânea e grave da bexiga. De qualquer maneira, se uma obstrução deixar seu gato incapaz de urinar, ele adoecerá muito rapidamente. Dentro de 12 horas ele ficará seriamente doente, e se ele não receber tratamento, ele pode morrer de toxinas e resíduos que não podem deixar seu corpo.

Sintomas

Os primeiros sintomas de uma infecção do trato urinário são difícil de detectar. Os gatos são ótimos para esconder dor e desconforto e quando o gatinho está com uma dor óbvia, a infecção é provavelmente grave. Fazer xixi em locais diferentes da caixa de areia, urina descolorida ou com sangue, chorar ao urinar, urina com cheiro forte e apatia estão entre os primeiros sintomas de uma infecção. Yowling, mancando, curvando-se, abdômen inchado e sensível, perda de apetite, vômito e desidratação são sinais de uma infecção séria da bexiga ou dos rins, ou bloqueio.

Tratamento

Se não progrediu para os rins ou um bloqueio, uma infecção do trato urinário geralmente pode ser tratada com um curso de antibióticos. Se o seu gato tem uma infecção grave que envolve os rins, ele também pode precisar de fluidos intravenosos e monitoramento. Um bloqueio deve ser removido imediatamente, e seu veterinário também pode precisar esvaziar a bexiga do seu gato usando uma agulha para aliviar a pressão. A maioria dos gatos necessitará de fluidos intravenosos por alguns dias, até que os rins funcionem normalmente, assim como um longo período de antibióticos. Uma dieta especial também pode ser prescrita para o seu gato para ajudar a prevenir futuras infecções e bloqueios.