O Que É Uma Parte Interessada Não Relacionada Ao Mercado?

Autor: | Ultima Atualização:

As corporações moldam nosso cenário econômico e social

No mundo moderno, as corporações moldam nossa paisagem econômica e social. Eles influenciam os produtos e serviços que usamos, fornecem empregos e podem aumentar ou prejudicar a prosperidade econômica. Partes que são influenciadas por corporações são amplamente referidas como partes interessadas. As partes interessadas no mercado são aquelas que optam por se envolver em transações econômicas com a empresa. Todas as outras partes interessadas são consideradas partes interessadas não relacionadas ao mercado

Diferenças de Partes Interessadas

As partes interessadas no mercado incluem todas as pessoas e estabelecimentos impactados involuntariamente pela corporação. As partes interessadas do mercado, por outro lado, são aquelas que fazem negócios voluntariamente com a empresa. Fornecedores, consumidores, acionistas, credores e funcionários são partes interessadas no mercado. Na realidade, definir compromisso econômico voluntário nem sempre é tão fácil. Um paciente com câncer pode realisticamente não ter escolha senão usar um determinado medicamento. Na análise macroeconômica, no entanto, todas as transações econômicas são consideradas atos voluntários no mercado. Ao tentar redigir uma lista de partes interessadas, é mais fácil listar as partes interessadas no mercado, uma vez que uma transação comercial define essas relações e considera todas as outras partes interessadas não relacionadas ao mercado.

As empresas da Comunidade podem melhorar seu ambiente ou pior lugar para morar. Tudo, desde o barulho que sai de uma turbina até a fumaça emitida pela chaminé, causará impacto na comunidade. Embora esse impacto possa ser menor e local, às vezes ele pode atingir os continentes. A contaminação dos oceanos, por exemplo, pode afetar praticamente todas as criaturas vivas da Terra. Nem todo o impacto de uma empresa sobre as partes interessadas do mercado não deve ser negativo, no entanto. Uma empresa pode optar por consertar a estrada que usa com frequência ou iluminar as ruas em torno de seu prédio de escritórios, beneficiando assim a comunidade local.

Governos

Tanto os governos federais quanto os locais constituem partes interessadas não relacionadas ao mercado. Embora exista um fluxo de caixa entre corporações e governos, o relacionamento é considerado não mercantil. Pagar impostos não é uma transação comercial voluntária, mas obrigatória por lei. Enquanto as empresas transferem dinheiro para os governos, elas também podem receber declarações de impostos, subsídios ou outras formas de ajuda financeira. Além disso, as empresas usam a infraestrutura construída e mantida pelos governos, como estradas, pontes e instalações de coleta de lixo. Isso resulta em desgaste, bem como outras despesas indiretas para o governo. As empresas também dependem de entidades financiadas pelo governo, como a polícia e os bombeiros.

Outras partes interessadas

Outras partes interessadas não relacionadas com o mercado incluem os media, grupos industriais e organizações sem fins lucrativos. A relação entre corporações e a mídia pode ter um aspecto comercial e não comercial. A empresa pode pagar por spots publicitários em um canal de TV, além de ser destaque nas notícias. Nesse caso, a divisão de vendas de anúncios é uma parte interessada no mercado, enquanto a divisão editorial / de notícias é uma parte interessada não relacionada ao mercado. Entidades sem fins lucrativos, como organizações de caridade, podem receber ajuda logística ou financeira de empresas, mas isso não é uma troca comercial e faz com que o destinatário seja uma parte interessada não mercantil. Grupos industriais ou associações devem, muitas vezes, trabalhar com empresas membros e também constituir partes interessadas não relacionadas ao mercado.