Estágios Da Mudança Na Entrevista Motivacional Abuso De Substâncias

Autor: | Ultima Atualização:

Os clientes passam por estágios previsíveis antes de mudarem e se sentirem melhor.

Entrevista motivacional é um estilo de aconselhamento que envolve a obtenção de clientes para admitir que eles têm um problema, porque eles precisam mudar e como eles podem melhor atingir seus objetivos. Em vez de aconselhar e empurrar os pacientes para fazer a próxima melhor coisa, os conselheiros envolvem os clientes no processo para desenvolver uma motivação interna e, finalmente, fazer as mudanças desejadas. Durante esse processo, os pacientes passam por cinco mudanças previsíveis.

Pré-contemplação

Entrevista motivacional é uma técnica popular usada com abusadores de substâncias. É durante esse primeiro estágio que a intervenção é necessária, porque os pacientes geralmente negam as razões por trás de todos os seus problemas. Durante esta fase, os clientes não têm intenção de mudar e nem sequer deram à ideia qualquer consideração. Eles precisam ser convencidos de seus problemas antes que possam dar o próximo passo.

Contemplação

Uma vez que os pacientes estejam cientes de seus problemas e de como estão afetando suas vidas, eles estão abertos à possibilidade de que possam fazer mudanças que realmente possam fazer a diferença. Eles estão abertos à possibilidade de que algo que estão fazendo não está mais funcionando. Eles ainda são ambivalentes neste momento, mas estão considerando seriamente tomar medidas. Mas eles ainda não estão prontos para assumir um compromisso ainda.

Preparação

As mudanças geralmente começam com pequenos passos, mas pelo menos os clientes aceitam o fato de que precisam mudar e estão dispostos a tentar algumas coisas. Os conselheiros se apegam a qualquer sucesso alcançado durante esta fase do tratamento, porque são esses sucessos que, em última análise, alimentam as grandes mudanças. Os pacientes podem começar a experimentar pequenas mudanças, como pular uma bebida à tarde ou evitar uma grande festa. Eles estão se preparando mentalmente para dar os grandes passos necessários para mudar.

Açao Social

Esta é a hora em que toda a santidade irrompe. Adictos entram em tratamento ou passam frio de peru; os fumantes esmagam sua última bunda. O compromisso final de mudar é feito neste momento e os conselheiros têm que fazer tudo o que puderem para apoiar o impulso e construir a motivação que agora alimenta as ações positivas que estão sendo tomadas pelo paciente. As decisões de mudar devem ser reforçadas e aplaudidas.

Manutenção

Os grandes passos foram dados, mas agora o trabalho real acontece, porque muitas vezes é mais fácil abandonar um comportamento para toda a vida do que manter novos hábitos. Embora os pacientes possam entrar em comportamentos antigos ocasionalmente, os conselheiros lembram os clientes de que podem simplesmente pular de volta na carroça. Os pacientes podem ter que percorrer as primeiras quatro etapas algumas vezes antes de aderir, mas devem ser lembrados de que estão fazendo isso a longo prazo. Eventualmente, a mudança se instala e o novo comportamento é integrado à vida do paciente.