Doença Inflamatória Intestinal Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos de meia-idade e idosos são mais propensos à doença inflamatória intestinal.

A doença inflamatória intestinal, ou DII, é um distúrbio gastrointestinal comum cuja causa é desconhecida. É raro um gato ser curado de IBD, mas, salvo um caso muito grave, seu gatinho pode continuar a viver confortavelmente se você seguir o plano de dieta e administrar os medicamentos que seu veterinário irá prescrever.

Definição

DII é um termo genérico para condições que envolvem o acúmulo de células inflamatórias no trato digestivo. Como resultado, o revestimento dos intestinos e outros órgãos do gato engrossa, o que atrapalha a digestão. Os vários tipos de IBD são diferenciados pelo tipo de célula que se acumula. Células plasmáticas e glóbulos brancos conhecidos como linfócitos são os culpados mais comuns. Um acúmulo de macrófagos, células de combate à infecção encontradas nos tecidos, resulta em um tipo raro de DII conhecido como enterite regional. A DII é mais difícil de tratar quando as células agressoras são eosinófilos, outro tipo de célula branca do sangue.

Os sintomas

Diarréia e vômito são sintomas comuns da DII em gatos, embora a frequência e a duração possam variar. A diarréia e o vômito são geralmente crônicos, mas intermitentes; episódios podem resolver rapidamente, mas recorrem por semanas ou meses de cada vez. Você pode notar sangue vermelho vivo e muco nas fezes do seu gatinho; ela pode defecar fora de sua caixa de areia. IBD pode manter seu gato de absorção adequada de nutrientes, o que resulta em perda de peso ao longo do tempo. Ela também pode estar anêmica e ter um fraco apetite.

Diagnóstico

Uma biópsia do intestino é a maneira mais confiável de saber se seu gato está sofrendo de DII. Uma biópsia envolve a coleta de uma amostra de tecido intestinal, seja durante cirurgia aberta ou via endoscopia. O procedimento consiste em inserir um tubo afixado com um dispositivo semelhante a uma camça no cólon ou estômago do gato. Uma biópsia, que é realizada sob anestesia geral, permite ao seu veterinário descartar outras condições que produzem sintomas semelhantes. É importante descartar ou diagnosticar IBD, pois pode se transformar em câncer ao longo do tempo. Exames de sangue, exames fecais e urinários, ultrassonografias e raios-X são outros meios para descartar outras possíveis causas.

Tratamento

Se seu veterinário suspeitar que seu gatinho tem IBD, ela pode prescrever um corticosteróide, uma droga que combate a inflamação e suprime o sistema imunológico. Um corticosteróide é geralmente administrado por um período de tempo e gradualmente reduzido. Você pode ter que dar ao seu gato um antibiótico se houver uma infecção em seu trato digestivo, o que às vezes acontece quando a doença é causada por um acúmulo de linfócitos e células plasmáticas. As mudanças dietéticas geralmente fazem parte do tratamento. Você pode ser solicitado a mudar seu gato para uma dieta de baixa gordura altamente digestível, seja comercial ou caseira. Se o intestino delgado do seu gato se tornou mais estreito que o normal, o que pode ocorrer com enterite regional, a cirurgia pode ser necessária. Normalmente, você pode gerenciar o IBD com sucesso seguindo as diretrizes do seu veterinário.