Qual É A Fonte De Proteína Mais Biodisponível?

Autor: | Ultima Atualização:

Os ovos são a fonte de proteína mais biodisponível.

Biodisponibilidade significa o grau em que seu corpo digere, absorve e usa alimentos. Proteína dietética não é necessária apenas para construir músculos maiores, também é necessária para a pele de aparência vibrante e cabelos brilhantes. Alguns alimentos ricos em proteínas são mais fáceis de quebrar do que outros, o que aumenta sua biodisponibilidade. Além disso, algumas fontes de proteína são completas e contêm todos os aminoácidos essenciais, enquanto outras são incompletas, o que pode impedir que seu corpo construa ou conserte as estruturas de que necessita.

Ovos Inteiros

Os ovos são considerados pelos nutricionistas como fonte mais biodisponível de proteína, e é por isso que a escala de valor biológico é baseada na proteína do ovo. O “valor biológico” de um alimento é uma medida de quão eficientemente uma proteína é metabolizada, absorvida e usada pelo seu corpo. A escala de valores biológicos classifica os ovos na fonte de proteína superior e atribui a eles um valor de 100; Todos os outros alimentos que contêm proteínas são classificados comparativamente. Além de conter todos os aminoácidos essenciais, a proteína do ovo é rapidamente digerida - geralmente dentro de duas horas - e é completamente absorvida pelo seu corpo. Um ovo de tamanho normal contém aproximadamente 6,2 gramas de proteína, o que representa cerca de 15% da quantidade diária recomendada. Por outro lado, os ovos são indiscutivelmente os mais causadores de alergia de todas as proteínas; Eles também são ricos em colesterol e enxofre, o que pode levar à produção de gases intestinais, inchaço e flatulência.

Whey

Whey é uma proteína natural encontrada no leite e no queijo. A proteína do soro tem um valor biológico extremamente alto de cerca de 95, porque é digerido e absorvido tão rapidamente. É particularmente rica em aminoácidos de cadeia ramificada, como leucina, isoleucina e valina, que são metabolizados no tecido muscular em oposição ao fígado. Em geral, quanto maior a porcentagem de aminoácidos de cadeia ramificada em uma proteína, maior sua biodisponibilidade. No lado negativo, a proteína do soro também é altamente alergênica e contém algum colesterol. O soro é comumente consumido como um suplemento em pó, que é feito a partir dos subprodutos da fabricação de queijo.

Spirulina

Spirulina é um tipo de alga verde-azulada que é muito densa em proteínas e uma excelente fonte de algumas vitaminas e minerais. A espirulina é composta de cerca de 70 por cento de proteína completa em seu estado natural, que é maior do que qualquer outro alimento não processado. O valor biológico da espirulina é de cerca de 92, em parte porque ela não tem celulose nas paredes das células, o que permite que o corpo a decomponha facilmente. Os principais problemas com a Spirulina são que ela é relativamente cara, não é muito saborosa e pode acumular toxinas da água poluída.

Leite

Além do soro, o leite também contém proteína caseína. Ambos os tipos são facilmente digeridos e absorvidos, razão pela qual o leite tem um valor biológico de até 90. Além disso, um copo de 240 ml de leite comum contém quase 9 gramas de proteína completa. O principal problema com o leite de vaca é que dezenas de milhões de americanos são intolerantes à lactose ou alérgicos a ele. O leite é uma das principais causas de alergias alimentares, manifestando-se como diarréia, fadiga, urticária, congestão e problemas respiratórios. O leite também é uma fonte significativa de gordura saturada, e resíduos de hormônios foram encontrados em alguns lotes

Aves

De todos os diferentes tipos de carne comestível, aves como frango e peru são as fontes mais biodisponíveis de proteína. Aves de capoeira tem um valor biológico entre 80 e 82, que é um pouco maior do que carne de porco e significativamente maior do que peixe e carne bovina. Frango é uma excelente fonte de proteína completa, com cerca de 54 gramas em uma porção de 6 onças, mas não é tão facilmente digerida como outras fontes. Além disso, o frango contém gordura saturada e às vezes é contaminado com antibióticos. Comprar galinha orgânica ao ar livre garante a melhor qualidade.