Nanismo Felino

Autor: | Ultima Atualização:

Um veterinário pode diagnosticar o nanismo felino após descartar outras condições.

O nanismo felino às vezes ocorre devido a um distúrbio genético transmitido em gatos, uma hipófise hipoativa ou reprodução seletiva. Alguns gatinhos com nanismo podem ter problemas de saúde que causam uma expectativa de vida mais curta que o normal, enquanto outros gatos com nanismo vivem vidas saudáveis ​​em toda a sua fofura compacta.

Osteocondrodisplasia

Osteocondrodisplasia é uma desordem óssea que ocorre quando há desenvolvimento ósseo anormal e presença de cartilagem. Para um gatinho adquirir o gene responsável pela osteocondrodisplasia, apenas um dos pais deve portar o gene. O pai que o carrega pode ou não parecer ter nanismo. Os sintomas de nanismo em amigos felinos podem variar e podem apresentar alguns ou apenas alguns destes sintomas. Kitty pode ter uma cabeça que é um pouco maior do que suas outras contrapartes felinas. Uma mandíbula que parece estar submersa com um nariz maior e dentes tortos graças à mandíbula mais curta também pode estar presente. Como um gatinho, ela não pode crescer a uma taxa normal. As juntas podem parecer maiores que o normal. Sua espinha pode se desviar para um lado, fazendo com que pareça torto. Seus antebraços também podem se inclinar para os lados. É mais provável que isso esteja presente nas pernas dianteiras do que nas costas.

Nanismo pituitário

O nanismo pituitário, também conhecido como hiposomatotrofismo, é causado por uma produção anormal do hormônio do crescimento produzido pela glândula pituitária. É muito raro em gatos. Isso pode ser causado por hipófise subdesenvolvida, cistos que estão presentes na glândula, tumores ou doenças infecciosas que afetam diretamente a glândula. Gatinhos com nanismo hipofisário não se desenvolvem ou crescem no mesmo ritmo de outros gatinhos, mas sua cabeça e corpo serão proporcionais na maioria dos casos. Sua pelagem de gatinho macio permanecerá. Os dentes podem ser lentos no desenvolvimento. Esses gatos podem parecer lentos para responder a estímulos em seu ambiente à medida que envelhecem. Antes que o nanismo hipofisário seja diagnosticado, o hipotireoidismo congênito deve ser descartado.

Nanismo seletivo

O nanismo seletivo é algumas vezes realizado por criadores que encorajam a mutação genética. Existem várias raças diferentes que a Associação dos Gatos dos Anões reconhece atualmente, sendo a munchkin a mais notável. Gatos anões vêm em muitas variações e misturas de raças de gatos, que é sempre um munchkin misturado com outra raça. Esses gatos foram criados desde os 1980s.

Riscos e Tratamento

Para osteochondrodysplasia e nanismo da pituitária, será exigido um exame veterinário completo, onde você precisará fornecer seu veterinário com um histórico médico detalhado de seu gato. Serão necessários exames de sangue para descartar qualquer outra condição possível. Para osteocondrodisplasia, a perspectiva varia dependendo da gravidade do caso individual e não há protocolo de tratamento oficial. Vaquinhas com nanismo hipofisário geralmente não experimentam uma vida normal, porque muitos dos seus órgãos também se desenvolvem em um ritmo mais lento. Não há um plano de tratamento que tenha mostrado efetivamente tratar essa condição até o momento.