A rotação do tronco pode resolver seus oblíquos, mas eles não o ajudarão a perder esses cabos.
O tronco estabiliza a coluna e permite o movimento coordenando com os músculos pélvicos. Esses músculos trabalham juntos para flexionar, estender, girar e dobrar. Os exercícios de rotação do tronco podem melhorar o movimento envolvendo flexão e extensão ou inclinação para frente e para trás. Os benefícios dos exercícios de rotação torso incluem mobilidade aumentada e oblíquos reforçados, mas fazer estes exercícios enquanto sentados pode causar dor nas costas.
Músculos Trabalhados
As áreas primárias afetadas pelos exercícios de rotação do tronco são o reto abdominal ou abs, transverso do abdome. e oblíquos. Os grupos de músculos secundários afetados são estabilizadores como os rombóides, deltóides, glúteos, abdutores, quadríceps e adutores.
Benefícios de desempenho
Os exercícios de rotação do tronco exercitam principalmente seu grupo muscular oblíquo, que pode aumentar o poder de movimento rotacional. Atletas em determinados esportes, como arremesso de peso ou golfe, podem se beneficiar à medida que os exercícios melhoram a força de seu swing. Além disso, músculos mais fortes do abdome e das costas tiram mais pressão da coluna.
Benefícios da escoliose
A escoliose é uma condição médica na qual a coluna se curva entre 10 e 45 graus, com casos mais graves chegando a 80 ou 90 graus. Geralmente, pacientes sofrendo de casos extremos passam por uma operação para ter barras de aço inseridas ao longo de sua espinha, mas um estudo do Centro Espinha e Esporte de San Diego publicado na edição de 2003 da "Ortopedia" indicou que executar exercícios de rotação do tronco não apenas pare a curva de ficar pior, mas também pode corrigir os espinhos dos pacientes antes que a marca de 40 graus seja atingida. Como os pacientes com escoliose sofrem de desenvolvimento muscular torácico assimétrico, o fortalecimento isolado dos músculos que giram o tronco parece melhorar o lado mais fraco.
Perda de peso
Exercícios de rotação do tronco podem fortalecer os músculos oblíquos, mas fazem pouco para reduzir a cintura gordo. Embora os oblíquos estejam localizados abaixo da área geralmente conhecida como "alças de amor", o trabalho com os músculos subjacentes não causará perda de gordura nessa área porque a redução do local alvo com o exercício não é possível. Um programa de perda de peso abrangente geralmente leva à perda de gordura em todo o corpo e não apenas em uma área.
Problemas de coluna e costas
Realizar exercícios de rotação do tronco enquanto sentado pode resultar em dor nas costas e nas costas. Os músculos do abdômen e do core estabilizam a região pélvico-lombar e controlam a aceleração / desaceleração da coluna, mas isso é melhor realizado em pé. O treinamento de rotação dinâmica isolada envolve movimentos que são contraditórios à biomecânica lombar, fixando a pelve durante a rotação, o que pode dobrar a coluna e resultar em uma lesão relacionada à delaminação / disco. O risco para a região lombar pode ser minimizado, evitando-se os extremos na amplitude de movimento enquanto sentado ou apenas realizando exercícios de rotação do tronco em pé, permitindo assim o movimento rotacional completo da pelve.