Uma variedade de alimentos nutritivos pode ajudar a facilitar a digestão.
Se você está lutando para encontrar alimentos que você pode facilmente digerir, você não está sozinho. A saúde digestiva é um dos tópicos mais populares relacionados aos alimentos entre os consumidores, de acordo com o New Nutrition Business. Indigestão, síndrome do intestino irritável, intolerâncias alimentares e gastrite e outras condições relacionadas ao intestino são crescentes nas barrigas dos americanos. Enquanto comer pode não parecer particularmente agradável quando seu abdômen está inchado, apertado ou nauseado, a comida pode ajudar a controlar seus sintomas. Para sintomas graves ou duradouros, procure orientação médica.
Peixes de água fria
É mais difícil para o corpo digerir carnes gordurosas e vermelhas, diz Jessica Anderson, nutricionista do Centro de Educação de Saúde Coastal Bend da Texas A & M Health Science Center. Alimentos como carne de boi, cordeiro e aves de capoeira de carne escura podem aumentar a inflamação e interferir na digestão. O corpo tolera os peixes muito melhor. Peixes de água fria, como salmão, alabote e atum albacora, fornecem nutrientes valiosos, incluindo proteínas e gorduras insaturadas saudáveis. As gorduras omega-3 nos peixes reduzem a inflamação, o que pode ajudar a aliviar os sintomas de gastrite, síndrome do intestino irritável e indigestão. Para melhores resultados, prepare peixes usando métodos de cozimento com baixo teor de gordura, como assar, grelhar e caçar.
Frutas e vegetais
Frutas e legumes, como maçãs, aipo, cranberries e alho, contêm substâncias naturais chamadas flavonóides. Os flavonóides podem retardar o crescimento do H. pylori, diz a Universidade de Maryland Medical Center, uma bactéria comum que sustenta a gastrite e a maioria das úlceras. Variedades ricas em antioxidantes, como frutas vermelhas, tomates, abóbora e pimentão, aumentam a capacidade do organismo de resistir e curar de condições digestivas. Se frutas e vegetais crus desencadearem desconforto, o que pode acontecer durante uma crise de colite ou diarréia, frutas e vegetais cozidos e enlatados podem ser mais bem tolerados. As bananas podem ajudar a restaurar o funcionamento normal do intestino, especialmente se você tiver diarréia.
Grãos Integrais
Grãos integrais são fornecedores valiosos de antioxidantes, como selênio e fibras. A maioria das pessoas fica aquém do 20 diário recomendado para 30 gramas de fibra, diz Anderson, que pode causar má digestão e condições digestivas, como constipação e diverticulite. A menos que você esteja com diarréia, os alimentos ricos em fibras também podem ajudar a minimizar os sintomas da SII. Uma xícara de macarrão de trigo integral cozido ou cevada fornece cerca de 6 gramas de fibra. Farinha de aveia, arroz integral, arroz selvagem e pipoca também são ricos em fibras. Se você não tolerar o glúten, evite trigo, cevada e centeio. Para minimizar o gás e o inchaço, escolha arroz, o único amido que não desencadeia a produção de gás durante a digestão.
Iogurte e Kefir
Iogurte e kefir, uma bebida parecida com iogurte, contêm probióticos, ou bactérias saudáveis que ajudam a restaurar e manter o equilíbrio de boas bactérias em seu trato digestivo. Eles também podem ajudar a gerenciar infecções por H. pylori, diz o Centro Médico da Universidade de Maryland. Probióticos também são usados para reduzir os efeitos de indigestão, IBS e intolerâncias alimentares. Para garantir que o seu iogurte e kefir contenham probióticos, procure por culturas ativas vivas, como Lactobacillus acidophilus, na embalagem do produto. O iogurte natural é uma opção útil se você estiver se curando de gastrite ou diarréia, pois não é provável que exacerbem seus sintomas.