Alívio Para Dor De Dente De Gato

Autor: | Ultima Atualização:

As doenças dentárias estão entre os problemas de saúde mais comuns em gatos.

Os gatos podem manter suas pelagens limpas, mas seus dentes são uma história diferente. Muitos gatos domésticos desenvolvem problemas dentários à medida que envelhecem, especialmente se eles não recebem trabalho odontológico profissional a cada ano. O alívio adequado da dor para a dor de dente do seu gatinho depende do tratamento para os problemas exatos que ela está tendo.

Identificando a Dor Dentária

Mesmo que seu gato seja sensível à sua dor e estado emocional, não espere que ela seja aberta seus próprios problemas. Os gatos geralmente escondem sua dor até que se torne insuportável, por isso é uma boa idéia ficar atento a sinais de desconforto. Se o seu gato tem mau hálito crônico, não está disposto a comer comida seca ou freqüentemente patas na boca, então ela provavelmente está sofrendo de dor no dente ou na boca. Dê uma olhada na boca do seu gato se notar algum desses sinais. Não coloque os dedos no queixo dela, mas tente dar uma boa olhada, levantando os lábios suavemente com o dedo. Olhe para as gengivas para se certificar de que não há inchaço ou vermelhidão. Verifique os dentes em busca de quebras e fraturas.

Diagnóstico

Agende uma consulta com o veterinário para verificar os dentes do seu animal de estimação. Não lhe dê nada pela dor, converse com o veterinário primeiro. Se o seu gatinho recusa completamente a comida seca, tente dar-lhe comida molhada até que você possa levá-lo ao veterinário. Doença periodontal, gengivite e lesões reabsortivas são muito comuns em gatos, especialmente aqueles que não fazem limpezas regulares. Gengivas vermelhas ou com sangramento são sinais de gengivite, que geralmente precede a doença periodontal. Este problema pode afetar muitos dentes de uma só vez, e pode causar muito desconforto para o seu gatinho. As lesões reabsortivas são mais localizadas, freqüentemente afetando apenas um ou dois dentes.

Alívio Temporário da Dor

A dor dentária pode realmente estressar o seu gato, e pode ser impossível para o veterinário fazer um exame adequado se a boca estiver sensível. Seu veterinário pode usar anestesia para derrubar seu gato enquanto ele trabalha nos dentes. Seu veterinário irá prescrever analgésicos para levar para casa, se necessário. Não dê drogas ao seu gato. Substâncias em drogas como o Tylenol são perigosas para os felinos.

Alívio permanente da dor

Em muitos casos, a solução para a dor dentária é simples: puxe o dente. Se um dente é ruim o suficiente para criar dor constante, então é provavelmente mais seguro apenas removê-lo. Dentes danificados ou em decomposição permitem que as infecções entrem no corpo do seu gato e os nervos expostos causam dor persistente. Leve seu gato para limpezas de dentes, uma ou duas vezes por ano. Pergunte ao seu veterinário sobre guloseimas especiais e alimentos que aumentam a saúde bucal dos felinos. Você pode até mesmo tentar escovar os dentes do seu gato todos os dias, mas até as limpezas anuais fazem uma grande diferença na prevenção da dor de dente.