A Importância Das Vilosidades E Do Intestino Delgado À Digestão De Nutrientes

Autor: | Ultima Atualização:

Uma visão interna dos intestinos.

A comida preenche um objetivo maior do que atormentar o paladar ou produzir uma sensação plena e satisfeita na sua barriga. Seu corpo quebra os alimentos e bebidas que você come em pequenas partículas que ele pode absorver. As vilosidades, localizadas no intestino delgado, desempenham um papel vital na digestão, aumentando a capacidade do organismo de absorver nutrientes. Para entender o papel das vilosidades, você precisa explorar o processo de digestão, o papel do intestino delgado e a importância das estruturas dentro desse órgão.

Digestão

Digestão, a quebra de alimentos e bebidas, envolve processos físicos e processos químicos. A ação mastigatória pela boca, as contrações peristálticas ou ondulatórias dos músculos do esôfago e a ação de agitação e mistura pelos músculos do estômago dividem fisicamente as partículas grandes de alimentos em partículas menores. As glândulas salivares na boca e as células que revestem o estômago, o fígado e o pâncreas produzem enzimas que decompõem as pequenas partículas de alimento em moléculas pequenas o suficiente para que as células que revestem o intestino delgado absorvam.

Intestino Delgado

O intestino delgado, a seção mais longa do sistema digestivo, mede aproximadamente 6 metros de comprimento ou cerca de três vezes o comprimento do seu corpo. O pâncreas e o fígado secretam enzimas digestivas no intestino delgado para completar a decomposição química de partículas de alimentos em pequenas moléculas de nutrientes. O intestino delgado é vital para a saúde porque serve como local de absorção para quase todos os nutrientes que o corpo necessita, incluindo aminoácidos necessários para construir proteínas, glicose para energia, vitaminas, minerais e água, segundo a Colorado State University.

Seções do intestino delgado

O intestino delgado consiste de três seções diferentes que são importantes na digestão de nutrientes. Quando o material digerido conhecido como quimo passa do estômago para o intestino delgado, ele entra no duodeno. Aqui, as enzimas produzidas no pâncreas e na bile, produzidas pelo fígado, misturam-se com o quimo para completar a decomposição de proteínas e carboidratos e decompor as gorduras. Embora o duodeno absorva alguns nutrientes, como o ferro, a segunda parte do intestino delgado, o jejuno, é responsável por absorver a maioria dos nutrientes. A seção final, o íleo, absorve quaisquer nutrientes remanescentes antes que o material saia do intestino delgado e entre no intestino grosso.

Villi

Para que ocorra absorção, o nutriente deve entrar em contato com as células epiteliais que revestem o intestino delgado. . Se o revestimento do intestino delgado fosse apenas plano, muitos nutrientes fluiriam direto para o intestino grosso e seriam excretados. A superfície do intestino delgado, entretanto, não é plana, mas consiste de dobras circulares conhecidas como pregas mucosas. Além disso, pequenas projeções semelhantes a dedos, conhecidas como vilosidades, revestem as paredes do intestino delgado. Microvilosidades, projeções membranosas semelhantes a pêlos, cobrem as vilosidades. Estas características aumentam a área da superfície do intestino delgado de aproximadamente 1/2 a 250 metros quadrados, o que aumenta a quantidade de nutrientes que você pode absorver.