Como Alugar Um Apartamento Com Outra Pessoa

Autor: | Ultima Atualização:

Alugar um apartamento juntos pode funcionar com um pouco de planejamento.

Dobrar para pagar o aluguel pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro e garantir que você tenha um pouco de sobra no final do mês. No entanto, não vem sem algumas armadilhas e problemas. Quer você esteja alugando o apartamento com um estranho ou com alguém com quem esteve envolvido por um tempo, alguns dos mesmos conflitos em potencial podem surgir.

O arrendamento

Seu primeiro desafio é decidir qual de vocês - se não ambos - vai assinar o contrato com seu senhorio. A maioria das locações incluem a linguagem declarando que vários locatários compartilham "responsabilidade conjunta e solidária". Isso significa que, se um de vocês quebrar os termos do contrato, seu senhorio poderá expulsar vocês dois. Isso também significa que, se um de vocês não puder pagar metade do aluguel, o outro é legalmente responsável pelo pagamento do valor total. Dependendo do seu relacionamento com o seu companheiro de quarto, isso pode ser bom para você. Mas se você está indo morar com alguém que você não conhece bem, você pode ser responsabilizado por suas ações ou irresponsabilidade.

Criando um Acordo de Colega de Quarto

Se você assina o contrato de locação em conjunto ou se apenas um de vocês é o arrendatário, você pode se proteger criando um acordo de companheiro de quarto. Isso pode ser um pouco estranho se você está alugando um apartamento com alguém que você está namorando há anos, mas pense nisso como algo como um acordo pré-nupcial. Se você fosse se casar, talvez queira estabelecer como vai lidar com as coisas, como finanças e responsabilidades, e como vai lidar com isso se terminar. Alugando um apartamento juntos pode envolver problemas semelhantes, e você pode querer resolvê-los antecipadamente. Embora as leis estaduais sejam diferentes, tais acordos podem ser legalmente aplicáveis ​​em sua jurisdição, pelo menos até o limite das disposições financeiras.

Aluguel, Serviços Públicos e Outras Despesas

O princípio básico de uma relação de companheiro de quarto é que as partes contribuem para o aluguel e utilidades 50 / 50. Se você criar e assinar um contrato de companheiro de quarto, no entanto, poderá ajustar o acordo para se adequar à sua situação pessoal. As contribuições nem sempre precisam ser financeiras. Se um de vocês não pode cozinhar, mas o outro gosta, você pode descobrir que o não-cozinheiro paga por todos os mantimentos e o cozinheiro prepara as refeições. Se um de vocês é um esquisito, enquanto o outro não se importa com alguns canhões de poeira se amontoando no canto, considere dividir o aluguel 60 / 40 em troca do colega de quarto limpo assumir as tarefas domésticas. Da mesma forma, se um de vocês não puder viver sem os canais de televisão a cabo 360 e o outro for um grande leitor, divida a conta do cabo de acordo (como, por exemplo, 80 / 20). Nem mesmo sua melhor amiga vai querer pagar muito dinheiro todo mês por canais que ela não assiste.

Questões de estilo de vida

Mesmo se você estiver morando com alguém com quem você está romanticamente envolvido, problemas de estilo de vida podem criar um problema. Um acordo de companheiro de quarto provavelmente não vai abordá-los, mesmo porque você pode não ter conhecimento deles até que você realmente comece a viver juntos. É aqui que entra a comunicação, para não mencionar um pequeno compromisso. Se um de vocês gosta de festejar enquanto o outro prefere um tempo quieto e abundante, não será um bom presságio para o seu relacionamento se você não puder encontrar um meio-termo. Isso é ainda mais verdadeiro se você alugar um apartamento com alguém que você mal conhece, o que pode ser outro bom motivo para colocar o aluguel em apenas um nome individual. Se não der certo, o colega de quarto que não está no contrato de locação pode seguir em frente sem qualquer responsabilidade legal, e o outro pode tentar novamente com outra pessoa.