Como Calcular O Valor Contábil De Um Estoque Preferencial

Autor: | Ultima Atualização:

Os proprietários de ações preferenciais têm senioridade sobre os acionistas ordinários.

Quando você possui ações preferenciais em uma empresa, recebe dividendos antes de proprietários de ações, e você é pago antes deles se a empresa vender ou liquidar seus ativos. O valor contábil por ação de uma ação preferencial representa o valor que a empresa pagaria por ação se liquida. Embora você compre e venda ações preferenciais a preço de mercado - o que tipicamente difere do valor contábil - é uma boa idéia saber seu valor contábil como um ponto de referência, já que ações que vendem por um valor menor do que o valor contábil podem indicar problemas financeiros. > Faça o download do relatório anual mais recente de uma empresa no Formulário 10-K da seção de relações com investidores de seu site ou do banco de dados EDGAR on-line da US Securities and Exchange Commission.

Consulte o valor total de liquidação de suas ações preferenciais e o número de ações preferenciais em circulação nas notas às suas demonstrações financeiras. Por exemplo, suponha que uma empresa tenha 10 milhões de ações preferenciais com um valor total de liquidação de US $ 200 milhões.

Verifique se a empresa reporta dividendos em atraso na mesma seção e identifique o valor. Os dividendos em atraso são aqueles que a empresa deve aos detentores de ações preferenciais por pagamentos de dividendos perdidos. Isso se aplica somente a ações preferenciais que sejam “cumulativas”. Uma empresa não deve pagamentos de dividendos omissos aos proprietários de ações preferenciais não cumulativas. Neste exemplo, suponhamos que haja US $ 30 milhões em dividendos em atraso.

Adicione o valor de liquidação e os dividendos em atraso para calcular o valor contábil de todas as ações preferenciais. Neste exemplo, adicione US $ 200 milhões e US $ 30 milhões para obter US $ 230 milhões.

Divida seu resultado da Etapa 4 pelo número de ações preferenciais em circulação para determinar o valor contábil por ação das ações preferenciais. Concluindo o exemplo, divida US $ 230 milhões em 10 milhões para obter um valor contábil de US $ 23 por ação preferencial. Se a empresa liquida, tecnicamente você tem direito a US $ 23 por ação, mas somente se houver dinheiro restante depois que os credores forem pagos. Se liquidar em falência, você pode ficar de mãos vazias

Dica

Como ações preferenciais pagam dividendos a uma taxa de juros fixa, as ações normalmente são negociadas por mais ou menos que o valor contábil, principalmente com base nas taxas de juros atuais do mercado. Mas se os investidores sentirem problemas com a empresa, as ações podem afundar. Por exemplo, se a ação preferencial na etapa 5 for negociada por US $ 12 quando seu valor contábil for US $ 23, pode haver algo errado.