Instrumentos De Cobertura De Derivativos

Autor: | Ultima Atualização:

Operações de cobertura de risco podem ajudar a evitar grandes perdas nos mercados financeiros.

Instrumentos derivados são contratos financeiros cujo valor depende de outro ativo financeiro. Opções e contratos futuros são os derivativos mais comuns. Tais contratos podem ser usados ​​para proteger a exposição financeira. A cobertura refere-se à prática de reduzir ou eliminar totalmente o risco associado à detenção de um ativo volátil. Se usado adequadamente, as transações de hedge podem gerar muita preocupação e estresse ao investir

Cobertura

Um hedge é uma transação financeira que reduz ou elimina totalmente o risco associado a outra transação. Por exemplo, um investidor que detenha ações da Microsoft pode estar preocupado com a depreciação das ações, mas pode desejar manter as ações por mais seis meses, devido a razões fiscais. Se este investidor apertar a mão de seu tio para vender-lhe ações da Microsoft em exatamente seis meses pelo preço atual, ele eliminará totalmente o risco associado à posse de ações da Microsoft. Cobertura pode sempre vir a ser uma má idéia, como eliminar o risco também elimina o potencial de lucro. Se as ações da Microsoft se valorizarem significativamente nos próximos seis meses, o preço atual para a venda futura acabará sendo uma decisão ruim.

Contratos futuros

Um contrato futuro é um contrato legalmente vinculante para negociar um ativo no futuro. uma data futura e um preço predeterminado. Um contrato de futuros pode ser negociado em bolsa ou em bolsa. Um contrato de futuros de balcão é um acordo para negociar ativos por um preço fixo em uma data futura específica. Um contrato negociado em bolsa, por outro lado, é celebrado sob a supervisão de um órgão regulador. As duas partes que concordam em negociar um ativo em uma data futura devem depositar garantias, o que elimina o risco de qualquer uma das partes não cumprir sua promessa.

Opções

As opções são semelhantes aos contratos futuros, pois trancam em um preço de transação futuro . No entanto, a execução do comércio a esse preço é obrigatória para apenas uma das partes, enquanto é opcional para a outra parte - daí o nome. As opções vêm em dois tipos: uma opção de compra permite que o detentor da opção compre um instrumento, se assim o desejar, enquanto uma opção de venda permite que ela venda. O detentor da opção pode decidir se deve se envolver na transação e pode simplesmente ignorar a opção se ela quiser. No entanto, para atingir essa posição privilegiada, o detentor da opção deve pagar ao vendedor da opção uma quantia inicial. Em contratos futuros, por outro lado, nenhum dinheiro muda de mãos no momento em que o contrato é celebrado.

Juros de Taxa de Juros

Os swaps de taxa de juros são outro instrumento de hedge. Tais acordos estipulam a troca ou troca de um tipo de pagamento de taxa de juros por outro. Uma corporação pode ter a obrigação de pagar taxas de juros flutuantes a um banco, por exemplo. A empresa pode ter tomado emprestado US $ 100.000 e tem que fazer pagamentos anuais de juros pelos próximos cinco anos, que são determinados pelas taxas médias que os bancos estão cobrando em empréstimos iniciados naquele ano. Para eliminar o risco de ter que pagar uma quantia mais alta como resultado da escalada das taxas de juros, a empresa pode assinar um contrato de swap. O acordo permitiria à empresa pagar a outra corporação uma quantia anual fixa e receber em troca a taxa flutuante de $ 100.000, o que igualaria exatamente sua obrigação ao banco e, portanto, eliminaria o risco.