Investigadores criminais são treinados em várias técnicas e ferramentas para resolver crimes.
A televisão e os filmes muitas vezes fascinam e exageram os processos e ferramentas do investigador criminal. Enquanto os investigadores do mundo real podem não ser o Batman, eles têm uma série de ferramentas, tanto de baixa tecnologia quanto de alta tecnologia, à sua disposição. Seus deveres começam com a evidência em mãos na cena do crime; e, juntamente com a inteligência, os investigadores constroem rotineiramente um caso usando suas habilidades e recursos.
Livro de Evidências
O processo começa com um livro de evidências. Uma trilha de evidências em papel e digital é coletada e é submetida a tratamento forense. Investigadores podem precisar de filmagens de câmeras de segurança no local do crime e das empresas vizinhas. Em um crime de colarinho branco, os investigadores obtêm o consentimento da vítima para criar documentação, que pode ser necessária de instituições financeiras ou governamentais nas quais o crime ocorreu. Uma linha do tempo é estabelecida e um elenco de personagens é documentado, incluindo todas as vítimas, possíveis suspeitos, locais e empresas envolvidas.
Ferramentas Forenses
Uma técnica forense desenvolvida na Inglaterra permite que os investigadores digitalizem balas usando uma carga elétrica para detectar metais onde foram corroídos pelo suor dos dedos. A perícia pode detectar "impressões digitais" no cérebro de uma pessoa registrando a resposta do cérebro à estimulação. A impressão digital do cérebro permite que os detetives determinem se uma pessoa tem conhecimento de um evento. Outras ferramentas incluem aprimoramento de impressão digital tridimensional, que renderiza uma recriação tridimensional de impressões digitais; A fotografia esférica cria uma imagem fotorrealista de cenas de crime usando uma câmera 360 com lente olho de peixe e imagem High Dynamic Range. Uma dessas ferramentas é o Leica ScanStation de altíssima velocidade, que permite a captura tridimensional abrangente e verdadeira de uma cena de crime até um quarteirão inteiro.
Ferramentas de Investigação Digital
Os investigadores sabem que os dispositivos comuns dos consumidores podem ser transformados em dispositivos de armazenamento de dados que executam funções completamente diferentes do pretendido. O Xbox 360, por exemplo, pode se tornar um computador totalmente funcional com algumas modificações. Para este fim, os investigadores usam dispositivos de controle de acesso, como porta-chaves, teclados, cartões inteligentes e dispositivos biométricos de detecção para determinar a presença de um indivíduo e monitorar padrões de atividade maliciosa.
Ferramentas de Investigação de Áudio
Uma apreensão de propriedade em um processo criminal pode resultar em gravações de áudio que precisam ser analisadas ou até mesmo aprimoradas. Os investigadores usam ferramentas de áudio que lhes permitem melhorar uma gravação para torná-la mais inteligível, reduzir o ruído de fundo, identificar a fonte, determinar se foi alterada e converter a gravação para outro formato. As ferramentas necessárias dependem do tipo de exames. Equipamentos comumente usados incluem software, hardware e equipamentos de processamento de sinal que podem ser encontrados em lojas de gravação de varejo ou profissionais. No entanto, é necessário um extenso treinamento em informática para operar esses dispositivos.