Comportamento De Um Gato Com Ansiedade De Separação

Autor: | Ultima Atualização:

Pining é um sintoma de ansiedade de separação.

É natural que seu animal de estimação ame e precise de você, mas isso às vezes pode se transformar em carência e ansiedade quando você não está junto. No entanto, reconhecer os sintomas da ansiedade de separação felina é o primeiro passo para ajudar seu animal a superar seu sofrimento.

Antes de partir

Como o comportamento associado à ansiedade de separação às vezes ocorre quando você não está em casa, é útil estar ciente de sinais indicadores. Meowing, escondendo e amuado como você está se preparando para sair para o trabalho ou uma noitada pode indicar seu animal de estimação encontra sua partida iminente angustiante

Crying Aloud

Felinos que sofrem de ansiedade de separação às vezes choram alto quando estão sozinhos em casa. Isso pode durar de vários minutos a uma hora e pode ocorrer intermitentemente até você voltar para casa, de acordo com o VetInfo. Se você e seu parceiro estiverem ausentes ao mesmo tempo e quiser ter certeza de que isso é um problema, você pode deixar um gravador rodando na sala onde Mittens passa a maior parte do tempo.

Excessive Grooming

A limpeza excessiva, às vezes até o ponto em que seu animal de estimação desenvolve carecas, é um comportamento associado à ansiedade de separação, porque os felinos acham o autolimpeza reconfortante quando estão ansiosos ou angustiados. Isso pode não ser imediatamente perceptível, especialmente se Sheba se desposar excessivamente apenas quando ninguém estiver em casa. No entanto, se este comportamento se tornar compulsivo, o seu animal de estimação irá preparar-se obsessivamente, mesmo quando estiverem juntos.

Eliminação inadequada

A micção inadequada e, mais raramente, a defecação é um dos comportamentos mais visíveis associados à ansiedade de separação. No entanto, é melhor conversar com seu veterinário se isso acontecer porque pode ser sintomático de outras condições médicas. Seu animal de estimação pode eliminar perto da porta da qual você partiu, ou em sua cama ou roupa. Como a comportamentalista felina Pam Johnson Bennett explica, esta é a maneira de se acalmar do seu animal misturando seu cheiro com o seu

Comportamento Destrutivo

Comportamento destrutivo, desencadeado pela frustração sobre sua ausência, é mais infrequente que outros tipos de comportamento ligado à ansiedade de separação. Esse comportamento pode incluir derrubar objetos domésticos e itens de mobília, ou arranhar ou mastigar almofadas e móveis macios.

Reduzido apetite

Se a tigela de ração que você deixou para Kitty antes de ir trabalhar ainda não foi tocada quando você chega em casa, pode significar que ela está muito aflita para comer quando você não está com ela. A ansiedade causada pela ausência da mãe ou do pai também pode fazer com que alguns gatos vomitem quando estão sozinhos

Causas e tratamento

Uma combinação de fatores genéticos e ambientais pode tornar os gatos suscetíveis à ansiedade de separação. Felinos desmamados cedo demais, ou órfãos como gatinhos, bem como aqueles com um temperamento naturalmente sensível correm mais risco de desenvolver essa condição. É importante informar ao seu veterinário todos os sintomas da Kitty para ajudá-la a fazer um diagnóstico correto, pois a eliminação inadequada, a limpeza excessiva e o apetite reduzido também são sintomas de estresse, que podem ter outra causa. A modificação do comportamento, associada à estimulação ambiental, é comumente prescrita para a ansiedade de separação. Isso inclui tornar seu animal de estimação menos consciente de sua partida e menos entusiasmado com sua reunião, ignorando-o por 15 minutos antes de sair e quando voltar para casa. Posicionar uma armação de escalada perto da janela, fornecer muitos brinquedos e sair em uma estação de rádio pode ajudar a acalmar seu animal de estimação na sua ausência. Seu veterinário também pode prescrever medicação anti-ansiedade se a modificação comportamental não for bem sucedida.