As Vantagens De Ter Troncos Vivos Em Um Aquário

Autor: | Ultima Atualização:

Vários tipos diferentes de troncos estão disponíveis para aquários.

Driftwood pode servir uma série de funções em um aquário. Embora a maioria das pessoas pense nisso como decoração, também pode fornecer uma fonte de alimento e encorajar parâmetros de água ideais para certos peixes. É importante entender esses propósitos auxiliares de troncos ao decidir se é certo para o seu tanque.

Alimentos

Algumas espécies de bagres se adaptaram à alimentação em troncos. O pleco comum tem uma boca especialmente adaptada para raspar pequenas quantidades de troncos. Isso fornece nutrientes, como lignina e celulose, que podem melhorar a digestão desses peixes. Normalmente, comem tão pouco que não causam danos visíveis à madeira. Plecos diferentes comem troncos com diferentes graus de entusiasmo. Alguns quase precisam, enquanto outros preferem comer algas.

Water Chemistry

Driftwood também pode alterar a química da água. Dependendo da espécie de peixe que você tem no tanque, isso pode ser uma coisa boa ou ruim. Alguns peixes, como os do rio Amazonas, estão acostumados a água macia com pH baixo. Para eles, troncos malaios e madeira mopani africana são boas decorações, uma vez que essas madeiras contêm substâncias químicas que reduzem o pH e o tornam mais parecido com as águas de seus lares. No entanto, alguns peixes, como os ciclídeos do vale do Rift, preferem águas alcalinas duras. Para estes peixes, evite as troncos que baixam o pH, ou evite a madeira à deriva em conjunto.

Esconderijos

Muitos peixes precisam de esconderijos em seus aquários para se sentirem seguros. Paradoxalmente, muitos peixes ficarão mais abertos em um aquário com muitos esconderijos. Esses tanques fazem com que os peixes se sintam seguros e com menos probabilidade de se esconder nos recessos de um aquário. Driftwood, com formas retorcidas e torcidas, pode fornecer muitos esconderijos com aparência natural para os peixes.

A estética

Driftwood tem vários benefícios estéticos. O famoso "aquário de peixes", pelo menos no aquário, "Nature Aquariums", de Takashi Amano, frequentemente apresenta troncos como uma característica fundamental do design. Driftwood pode ajudar um tanque a se parecer mais com uma margem do rio e outros ambientes naturais. Além disso, os taninos de certos troncos podem escurecer a água e dar-lhe uma tonalidade avermelhada. Alguns aquaristas gostam dessa estética da "água negra", embora alguns sintam que a água parece descolorida.