Por Que O Plágio É Uma Questão Importante No Ambiente De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

O plágio pode ter ramificações legais.

Embora falar de consequências plagiadoras esteja freqüentemente voltado para o mundo acadêmico, tem sérias repercussões no mundo profissional também. Sempre que você usar as palavras, frases, imagens ou idéias escritas de outra pessoa e apresentá-las como suas, isso é considerado plágio, e dependendo das circunstâncias e gravidade, pode ser uma ofensa passível de ação.

Integridade pessoal

Plágio , em todas as suas formas, está roubando. Pode prejudicar sua reputação e sua credibilidade e ter um impacto negativo severo em sua carreira. O plágio chama a sua honestidade e profissionalismo em questão, e pode resultar na sua exclusão de projetos de alto perfil ou oportunidades de avanço. Em casos graves de plágio flagrante e intencional, você pode até ser suspenso ou perder o emprego

Equidade para os Colegas

O plágio não é apenas redirecionar o conteúdo de uma fonte externa à sua empresa. Se você tentar levar crédito pela ideia ou conceito de um colega, isso também representa uma forma de plágio. Isso não apenas cria má vontade entre você e os colegas de trabalho, como também corre o risco de alienar você dos colegas se ninguém quiser trabalhar com você.

Consequências legais

Dependendo do tipo de plágio cometido, poderia ter consequências legais graves, especialmente se violações de direitos autorais ocorrerem. Plágio não se refere apenas à palavra escrita, mas a imagens e conteúdo online, incluindo blogs, música e cópia na web. Reaproveitar ou reutilizar o conteúdo de outra pessoa sem dar crédito pelo material não se limita à cópia palavra por palavra; também se aplica a paráfrases de passagens e conteúdos nos quais as palavras e frases são ligeiramente rearranjadas

Reputação da empresa

O plágio prejudica a reputação da sua empresa. Mesmo um indício de impropriedade tem o potencial de lançar uma luz ruim sobre o negócio. O plágio também pode ser caro para uma empresa se tiver que reproduzir materiais plagiados. Por exemplo, se partes de um relatório anual incluírem informações plagiadas de outra fonte, a empresa deve relembrar os relatórios, destruí-los, reescrever a cópia plagiada, imprimir e redistribuir. Isso é demorado, além de embaraçoso.

Por que as pessoas plagiam

Os funcionários que plagiam não sabem necessariamente que estão fazendo algo errado. Em alguns casos, eles podem não saber como conduzir adequadamente pesquisas ou citar fontes. Se esse for o caso, é importante que a administração entenda as circunstâncias para que o treinamento apropriado seja implementado.