Por Que Meu Cachorro Lamber Constantemente Tudo Na Casa?

Autor: | Ultima Atualização:

Cuidado: esse cão não consegue segurar seu licker.

Você sabe que é o sortudo dono de um licker profissional quando o seu cão puder lamber 100 itens por minuto e você tem consideravelmente menos limpeza da casa para fazer. Brincadeiras à parte, lamber constantemente tudo na casa pode ser mais do que apenas um hábito chato e vale a pena ser investigado.

Náusea

Se o Scruffy estiver interessado em lamber seu tapete, seu treinador e seu estofamento, talvez ele esteja se sentindo pouco enjoado. A náusea pode desencadear um surto excessivo de superfícies, explica Valarie V. Tynes, veterinária especialista comportamentalista, no site DVM 360. Nesse caso, você pode se apresentar ao seu veterinário para um exame físico completo. Enquanto você estiver, discuta a dieta do seu cão e quaisquer suplementos que ele esteja recebendo.

Transtorno Compulsivo

Se seu cão for um infrator reincidente e tiver que lamber consistentemente tudo em sua casa, você pode estar lidando com um licker compulsivo. Nesse caso, não se preocupe; seu cão não vai acabar na cama do psiquiatra. Esta forma de lamber é muitas vezes causada por medo, estresse ou estimulação inadequada. Em casos leves, os cães geralmente melhoram com exercícios, atenção e estimulação mental adequados. Pulverizar itens comumente lambidos com spray de maçã amarga também pode ajudar a reduzir os episódios de lambida.

Desordem de procura de atenção

Sim, sua bola de pêlo pode estar lambendo sem parar simplesmente porque ele percebeu que isso chama a atenção. Se toda vez que seu cão lambe, você imediatamente pára de fazer o que você está fazendo, olha para ele e até mesmo recorre a repreensão, seu cão pode achar o comportamento recompensador. Uma boa maneira de testar isso é registrando seu comportamento quando ele é deixado sozinho em casa. Se o comportamento é reduzido ou inexistente em tais circunstâncias, muito provavelmente, a lambedura é parte de um distúrbio de busca de atenção.

Disfunção cognitiva canina

Se o seu cão for idoso, ele pode estar desenvolvendo disfunção cognitiva canina, a versão cachorrinho da doença de Alzheimer. Os cães afetados por essa condição podem apresentar comportamentos repetitivos que podem acarretar lambidas contínuas, juntamente com outros sintomas que sugerem declínio cognitivo, como confusão geral, ciclos de sono-vigília interrompidos e diminuição da capacidade de lembrar comandos. Enquanto esta condição é uma doença progressiva que não pode ser curada, você pode aliviá-la através de terapia medicamentosa, mudanças ambientais e modificação de comportamento

Síndrome de Limpeza

O problema de lambedura do seu cão pode ser simplesmente um comportamento apetitivo. Se você deixar vestígios de migalhas no chão da cozinha e cadeiras, seu companheiro canino pode estar simplesmente tentando limpar depois de você. Uma limpeza mais completa de todas as superfícies ajudará a reduzir o problema de lamber. Se isso for pedir demais, feche a área da cozinha para que a Rover não se sinta compelida a se dedicar às tarefas de limpeza da casa.