O Que Esperar Quando Seu Gato Tem Câncer

Autor: | Ultima Atualização:

"Um abraço extra, por favor. Estou passando por muita coisa."

Cancer - o diagnóstico de seis letras que todo dono de animal teme. Dependendo do tipo e localização do câncer do seu gato, o tratamento ou uma combinação de métodos de tratamento podem erradicar completamente o câncer. No mínimo, o tratamento pode acrescentar anos e melhorar sua qualidade de vida.

Cirurgia

Tumores localizados que não tenham metastizado, ou seja, espalhados além da região afetada original, são candidatos prováveis ​​à remoção cirúrgica. Tumores maiores também podem ser parcialmente removidos antes de iniciar outros tratamentos de câncer, como quimioterapia e radiação. Se o câncer do seu gato é detectado precocemente, enquanto o tumor ainda é pequeno e localizado, a remoção cirúrgica tem uma alta taxa de sucesso; é o tratamento mais provável para resultar em uma cura.

Quimioterapia e Radiação

A quimioterapia e a radiação são usadas para encolher e destruir as células cancerígenas. A quimioterapia é medicamentos orais ou injetáveis, administrados em intervalos prescritos, projetados para atacar o câncer. Seu veterinário pode recomendar a quimioterapia se seu gato for diagnosticado com linfoma, um câncer comum de glóbulos brancos, ou se o câncer tiver se espalhado para vários órgãos em seu corpo. Raios-X, biópsia e exames de sangue irão determinar se o câncer está ou não metastizado. A radioterapia é um feixe de radiação concentrado destinado ao tumor cancerígeno. É frequentemente usado em casos em que a cirurgia é perigosa, como tumores cerebrais ou nasais. Os efeitos colaterais associados à quimioterapia e à radiação incluem letargia, vômitos e diarréia, embora a maioria dos gatos tolere esses tratamentos com muito pouco ou nenhum efeito colateral.

Gerenciamento da Dor

Certas formas de câncer como osteocarcoma, câncer dos ossos, podem ser extremamente doloroso. Este tipo de câncer enfraquece seus ossos e leva à dor progressiva, claudicação e até fraturas. Seu veterinário pode prescrever analgésicos ou anti-inflamatórios para mantê-la mais feliz e mais móvel. Deixe seu veterinário saber se Kitty parece estar sofrendo ou deixar de desfrutar de atividades que uma vez lhe trouxeram prazer. Quando um gatinho que uma vez amou se bronzear na janela de repente começa a se esconder em armários escuros, isso pode ser um sinal de dor ou estresse; a medicação pode ajudar

Home Care

É muito importante que a Kitty mantenha sua força e sua dieta saudável se você e seu veterinário decidirem tratar o câncer ou não. O câncer é uma doença debilitante e os gatos doentes muitas vezes evitam suas tigelas de comida. Se ela é uma amante de atum, tente polvilhar um pouco de água de atum em sua comida ou ofereça algumas de suas guloseimas favoritas para incentivá-la a comer. Limitar ruídos altos e eventos estressantes também aliviará qualquer ansiedade que ela esteja sentindo, mas lembre-se que o câncer não precisa ser uma sentença de morte. Continue a abraçar e brincar quando ela se sentir bem; ela ainda é seu amigo depois de tudo.