O Que Fazer Se Ameaçado No Local De Trabalho Por Um Funcionário?

Autor: | Ultima Atualização:

Os pretendentes reprovados podem tirar sua frustração com a violência.

Se o seu colega de trabalho ameaçar você ou outras pessoas com violência, não o ignore e espero que o problema desapareça por conta própria. Smith, Gambrell e Russell, LLP, relatando um estudo do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), afirmam que 41% das mulheres que morreram devido a lesões ocupacionais foram devido a homicídios no local de trabalho. Se você se sentir ameaçado por um colega de trabalho, saiba o que fazer antes que seja tarde demais.

Reconhecendo as ameaças

Segundo o Centro de Gerenciamento de Riscos Sem Fins Lucrativos, "Eu vou te pegar", "Eu vou matar você, "Você vai se arrepender" ou "É melhor você ficar de olho" são ameaças e devem ser levadas a sério. Se ela foi apenas repreendido ou demitido e está com raiva, suas ameaças podem ser reais. Ameaças que podem impedir a violência física podem incluir propriedades destruídas ou jogadas, punhos trêmulos, gestos grosseiros ou empurrando outras pessoas. Smith, Gambrell e Russell, LLP, sugerem que as ameaças de violência são mais prováveis ​​em um local de trabalho que não tem oportunidades de avanço, evita lidar com as emoções dos funcionários ou permite interrupções e frustrações freqüentes. Tais interrupções podem incluir escassez de pessoal, excesso de ruído, pouca privacidade, excesso de horas extras ou até mesmo uma temperatura ambiente desconfortável.

Ação imediata para ameaças graves

Se você ou seus colegas de trabalho foram ameaçados de violência, incluindo bomba ou incêndio criminoso ameaças, ligue para o seu supervisor, para os agentes de segurança do edifício ou para a polícia. Se a pessoa ameaçadora tiver uma arma, o Centro de Gerenciamento de Risco Sem Fins Lucrativos recomenda que você entre em contato com a polícia imediatamente. A pessoa deve ser removida do edifício o mais rápido possível e não deve ser permitida a reentrada até a conclusão de uma investigação. Após a investigação, a pessoa pode ser suspensa, denunciada ou processada criminalmente. De acordo com a advogada Amy Semmel no "Working World", você pode pedir uma ordem de restrição contra a pessoa para proteção adicional.

Ação por ameaças menos graves

Se um funcionário ameaçou processar você ou a empresa , faça um relato de sua declaração e entre em contato com a seguradora da empresa. Alguns provedores querem ameaças de ações judiciais relatadas como incidentes, enquanto outros querem apenas relatos de litígios reais. Se o empregado estiver zangado, mas não tiver feito uma séria ameaça, fale com ele para acalmá-lo. No entanto, não diga ao funcionário para se acalmar, pois isso pode deixá-lo mais bravo, de acordo com um artigo de 2011 da Incentive Magazine. Não corrija o colaborador ou empregado e diga-lhe que ele quer é contra a política da empresa. Não diga nada que possa provocá-lo à violência. Em vez disso, pergunte-lhe os fatos de seu problema e deixe-o saber que você quer ajudar. Sua preocupação pode ser suficiente para neutralizar sua raiva.

Prevenindo Ameaças Futuras e Violência

Se a sua empresa não tiver uma política para lidar com ameaças e violência no local de trabalho, peça a seus supervisores que a criem prontamente. Revise a política com gerentes e funcionários, para que eles saibam o que fazer em caso de ameaça ou violência. A política pode incluir números para ligar em caso de emergência e rotas que os funcionários podem tomar para escapar do prédio se um funcionário se tornar violento. Aprenda a reconhecer trabalhadores propensos à violência. Smith, Gambrell e Russell, LLP, afirmam que estas são pessoas que são hipersensíveis aos menores problemas, impacientes, desconfiados dos outros, preconceituosos e irrealistas. Essas pessoas têm mudanças dramáticas de humor, intimidam os outros ou são intimidadas. Eles se sentem no direito de quebrar as regras da empresa e evitar as consequências.