O Que Fazer Se Um Funcionário Vê Alguém Roubando

Autor: | Ultima Atualização:

Pense na sua própria segurança primeiro ao identificar um ladrão de lojas.

Você o pega com o canto do olho: a mulher bem vestida colocando um par de luvas na bolsa dela. Ou talvez seja o grupo de adolescentes que distraem um balconista com perguntas, enquanto um deles guarda vários itens de uma exibição próxima, sem perceber que você está assistindo. Não importa como isso aconteça, quando você vê alguém furtando de seu empregador, você precisa agir para evitar que a loja perca dinheiro. A questão é: o que você deve fazer? Pode ser tentador retirar os movimentos que você aprendeu em sua aula de autodefesa de fim de semana e realizar a prisão de um cidadão, mas essa nem sempre é a melhor abordagem.

Siga as políticas

As chances são de que quando você foi contratado, você recebeu treinamento em o que fazer quando você testemunha roubo na loja. Seja qual for a política da sua empresa, siga-a. Em lojas maiores, isso significa entrar em contato com a segurança; talvez seja necessário usar um código especial no sistema de PA da loja ou pegar o telefone e ligar para o responsável pela segurança no local. Em uma pequena loja, porém, você pode não ter um agente de segurança para lidar com a situação. Nesse caso, siga as diretrizes estabelecidas pelo proprietário, que podem incluir a detenção do ladrão até que a polícia chegue, confronte o ladrão ou simplesmente deixe-o ir e escreva uma descrição completa para que você possa arquivar um relatório policial.

Confronto

A regra número um de confrontar e deter um ladrão de lojas - se a política da empresa permitir - é que você deve ter realmente testemunhado a pessoa tomando alguma coisa. Suspeitando que a enorme bolsa da adolescente está cheia de itens roubados não é suficiente; você tem que realmente testemunhar o ato e a tentativa do suspeito de deixar a loja sem pagar. Se você está absolutamente certo de que viu alguém pegar alguma coisa, então pare-os na porta e pergunte a eles sobre os itens pelos quais eles não pagaram, ou mantenha-os na loja até que um gerente ou pessoal de segurança possa questioná-los. Se você enfrentá-los de maneira calma, profissional e discreta, há uma boa chance deles admitirem o crime e você pode seguir a política estabelecida pelo empregador de lá. Se eles negarem o crime, e você tiver certeza de que o viu, então você pode usar os métodos para detê-los que você aprendeu em seu treinamento da melhor maneira possível.

Segurança em primeiro lugar

Quando você identificar um ladrão de lojas, mantenha sua segurança pessoal em mente. Você não sabe se o culpado simplesmente tem dedos pegajosos ou se realmente tem uma arma ou uma faca, então faça isso com cautela. Se eles saírem da loja com mercadorias não pagas, não corra atrás deles e tente ir com todos os Chuck Norris - a menos, claro, que você seja treinado para isso. Ligue para a polícia e deixe os profissionais cuidarem disso. Não vale a pena ser atingido por um suéter roubado - e se o seu vigilantismo for contra a política da empresa, você pode acabar perdendo o emprego.

Prevenção

Como funcionário, uma de suas tarefas provavelmente será a prevenção contra roubo. da loja. Afinal, se a loja constantemente perde dinheiro devido a furto em lojas, você pode estar desempregado. Quando estiver no trabalho, faça um esforço para saudar os clientes e oferecer ajuda. Não os acompanhe como um tubarão em uma lagoa, mas faça o check-in ocasionalmente e deixe-os saber que você está ciente do que está acontecendo. Mantenha a loja limpa e arrumada, pois os displays que estão em desordem são um ímã para os ladrões de lojas e monitoram as salas de montagem de perto.