O Que É Uma Liquidação Comercial?

Autor: | Ultima Atualização:

As regras de liquidação comercial controlam quando uma compra de ações se torna oficial.

Quando compra ou vende acções ou outros tipos de valores, obtém confirmação imediata de que seu pedido foi concluído e a que preço. No entanto, mesmo que os seus compartilhamentos recentemente comprados apareçam na sua conta de corretagem, o negócio não é oficial. As regras do mercado permitem alguns dias - chamado de liquidação comercial - para que uma transação de investimento se torne oficial.

Finalidade da liquidação comercial

O prazo concedido para a liquidação comercial permite que ambas as partes da transação de investimento completem sua parte. o acordo. O vendedor pode precisar trazer certificados de ações para seu corretor, e o comprador tem tempo para trazer dinheiro para seu corretor. No mundo moderno da negociação de ações eletrônicas, tanto as ações quanto o dinheiro geralmente já são detidos pelos respectivos corretores, mas mesmo se for esse o caso, o comércio torna-se oficial após o número de dias designado pelas regras de liquidação comercial. No último dia do período de liquidação, o comprador torna-se o proprietário do registro

Período de liquidação

O período de liquidação para a maioria dos tipos de títulos é de três dias. A abreviação comumente usada é T + 3. Quando você compra ações, a negociação é liquidada e você se torna o acionista registrado no terceiro dia útil após a data da negociação. Fundos negociados em bolsa, títulos corporativos e municipais e fundos mútuos negociados em corretor têm T + 3 liquidados. Títulos do governo, opções listadas e ações de fundos mútuos compradas diretamente do patrocinador do fundo são liquidadas no dia útil seguinte, T + 1. As regras de liquidação são definidas pela Securities and Exchange Commission. A SEC alterou a regra de liquidação em 1995; antes da mudança, a liquidação de títulos era T + 5.

Efeitos do Acordo

Os investidores devem entender o significado do período de liquidação de três dias. Se você vender ações, o corretor não poderá enviar o dinheiro até os três dias após a negociação. O dinheiro pode aparecer na sua conta de corretagem, mas você não pode retirá-lo até que o negócio seja liquidado. Se você é o comprador e o preço da ação caiu durante o período de liquidação, não pagar nos três dias não tira você do negócio. Se você não pagar pelas ações, o corretor vende as ações e cobra por quaisquer perdas e provavelmente uma penalidade. A venda de ações durante o período de três dias para lucrar sem pagar pelas ações é proibida e é chamada de freeriding. Freeriding aplica-se a contas de corretagem em dinheiro. Se você deseja negociar com mais frequência, use uma conta de corretagem de margem

Acionista de registro e dividendos

Quando você compra ações, você não é o acionista registrado até que a liquidação seja concluída no terceiro dia útil. Para receber um dividendo de ações declarado, você deve ser um acionista registrado na data de registro listada na declaração de dividendos. Como as negociações de ações levam três dias para serem liquidadas, qualquer investidor que compre ações menos de três dias antes de uma data de registro de dividendos não recebe o dividendo. No jargão do mercado de ações, um estoque passa "ex-dividendo" dois dias úteis antes da data de registro do dividendo.