Qual É O Significado Do Equilíbrio De Ph Em Aquários?

Autor: | Ultima Atualização:

A qualidade da água no aquário é crucial para o bem-estar dos peixes.

Tornar-se um detentor de peixes requer mais do que escolher um punhado de nadadores na loja e jogá-los em uma tigela de água da torneira em casa. Você tem que preparar a água antes de trazer peixes para casa. Entre as condições que você supervisionará está o pH, uma medida da atividade do íon hidrogênio.

O pH Basics

pH é na verdade uma fórmula definida pelo padrão internacional. É o logaritmo decimal da recíproca da atividade do íon hidrogênio em uma solução. Os valores produzidos representam uma medida da acidez ou alcalinidade de uma amostra de água. O pH da água é medido em uma escala de 0 a 14. A água neutra ou básica mede 7 na escala. Um pH de 7 significa que a água está perfeitamente equilibrada, não alcalina nem ácida. Um pH inferior a 7 significa que a água é ácida. Um pH entre 7 e 14 significa que a água é alcalina. "Balanceamento de pH" refere-se a garantir que sua água não seja muito ácida ou muito alcalina para seus peixes.

Ácida e Alcalina

A água do aquário tipicamente se torna ácida devido às atividades dos peixes dentro do aquário. A matéria fecal dos peixes é levemente ácida e pode acumular-se com o tempo, fazendo com que o pH se torne mais ácido. Em alguns casos, a água da torneira pode ser ácida para começar, o que significa que - para a água - tem altos níveis de ácido. Quando a água se torna alcalina, normalmente o faz por causa do cálcio e do magnésio na água ou sendo liberado de corais, conchas ou cascalho dentro do tanque.

Níveis de pH

Um problema com seu filtro, superalimentação, muitos peixes o tanque ou a manutenção inadequada do aquário podem fazer com que a água se torne muito ácida para que o peixe sobreviva a longo prazo. Por outro lado, a água que não é ácida o suficiente pode fazer com que alguns peixes se estressem, adoeçam ou até morram. Os peixes têm preferências naturais de pH na natureza, e você deve ter certeza de que cada um de seus peixes pode lidar com o pH do seu aquário. Colocar um peixe em um tanque com um pH drasticamente diferente do que a espécie pode causar sérios problemas de saúde para os peixes.

Ajustando o pH

Teste o pH do seu aquário regularmente e ajuste conforme necessário, usando produtos projetados para testando e manipulando o pH em um aquário. Certifique-se de pesquisar o tipo de peixe que você possui e adaptar o pH do seu tanque para atender as condições ideais para o peixe que você planeja manter no tanque. Verifique seu pH a cada dois dias para evitar problemas e detectar quaisquer problemas que possam estar se desenvolvendo desde o início.