Qual É A Diferença Entre Comportamento Normal Versus Comportamento Anormal No Local De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

A cultura de trabalho e o ambiente social desempenham um papel no comportamento no local de trabalho.

Assim como no adágio, o teto de uma pessoa é o andar de outra pessoa, a comparação do comportamento normal versus comportamento anormal pode se tornar um argumento subjetivo. Os elementos que constituem normal versus anormal em qualquer local de trabalho dependem de muitos fatores: a indústria, a cultura do local de trabalho e o ambiente social. Mesmo com isso dito, um comportamento anormal não significa necessariamente que o comportamento é ruim ou errado - apenas diferente.

Comportamento Normal e Anormal

Antes de comparar as diferenças entre comportamento normal e anormal em qualquer lugar, você começa definindo o que constitui um comportamento normal em seu ambiente de trabalho. Como cada local de trabalho e as pessoas que trabalham lá são diferentes, nenhum modelo único se aplica a todas as situações. Bottom line, anormal - como é definido - se desvia da norma. Em um ambiente de trabalho, a norma é o padrão social para o comportamento pelo qual a maioria das pessoas adere. Comportamento anormal parece estranho, desviante ou diferente, mas não faz errado, a menos que isso afete adversamente os outros.

Atitude afeta o comportamento

Quando você quer entender o comportamento do trabalho, você começa examinando a atitude de uma pessoa . A maneira como uma pessoa aborda o trabalho define como ela se comporta. Por exemplo, quando você gosta de ir ao trabalho, tem sentimentos positivos sobre o trabalho que faz - e recebe incentivo e reconhecimento por seus esforços de trabalho - seu comportamento segue o exemplo. Você é educado com as pessoas, geralmente feliz e contribui com seus colegas de trabalho e com o ambiente social. Sua energia positiva se espalha entre seus pares. Isso é até você encontrar alguém que não esteja feliz com seu trabalho, trabalho, supervisor ou colegas de trabalho. Você pode considerá-la um pau-na-lama porque seu comportamento parece anormal para você e seus colegas

Diferenças do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho de uma organização pode não ser o mesmo que o outro. Por exemplo, os policiais geralmente acham socialmente aceitável e normal entre si desabafar fazendo piadas estranhas ou rachaduras sobre criminosos, acidentes ou desastres quando em seus refeitórios privados. Como a maioria da população do grupo acha esse comportamento bem, a garota que a considera rude ou ofensiva pode ser a anormal. Na mesma nota, esse mesmo comportamento em uma configuração de escritório ou outro ambiente de negócios seria anormal. Definir comportamento normal versus comportamento anormal sempre começa com o contexto, o ambiente de trabalho e o grupo como um todo

Cultura de Trabalho

A cultura de trabalho desempenha um papel significativo na forma como as pessoas se comportam no trabalho. Os líderes de uma empresa ou organização dão o tom da cultura de trabalho ecoada pelos comportamentos e atitudes dos funcionários. Empresas com perspectivas positivas, programas de incentivo para funcionários e comunicação que funcionam nos dois sentidos normalmente superam as empresas que não o fazem. O comportamento normal em tal cultura seria aquele que abraça novas idéias, recebe insumos e garante um ambiente de trabalho seguro para todos. Por outro lado, as empresas que tratam mal os funcionários, não têm boas linhas de comunicação internas ou não oferecem oportunidades de crescimento ou crescimento de funcionários, estimulam comportamentos negativos de seus funcionários. O que se torna a norma para qualquer ambiente de trabalho geralmente começa no topo.

Quando o comportamento anormal cruza as linhas

O grupo maior pode considerar uma pessoa que gosta de se manter no trabalho ou não participar de almoços sociais anormais, mas isso não o faz errado. Mas uma atitude desrespeitosa ou prejudicial que degenera em comportamento abusivo ou discriminatório em relação aos outros no trabalho é. Resumindo, o comportamento humano socialmente aceitável e normal geralmente consiste em cortesia e pelo menos respeito pelas outras pessoas, independentemente de você gostar ou não delas. Na pior das hipóteses, comportamentos anormais desrespeitam a diversidade e envolvem insultos, insultos ou epítetos que são prejudiciais e mesquinhos. Esse tipo de comportamento anormal não é apenas rude, é contra a lei no trabalho.