O Que Acontece Se A Alcalinidade Aumentar Demais Em Um Aquário?

Autor: | Ultima Atualização:

A maioria dos peixes da Amazônia prefere água mole e ácida.

Alcalinidade é a medida da água básica ou alcalina. A água com um pH superior a 7 é alcalina, ao contrário do ácido. Todas as espécies de peixes se adaptaram a um conjunto específico de condições de água, incluindo o pH. Manter um peixe no pH errado pode estressá-lo e matá-lo

Estresse químico

Manter um peixe em água perigosamente alcalina pode ter vários efeitos sérios sobre a saúde. O estresse deixa os peixes de aquário vulneráveis ​​a doenças, degradando sua saúde. Além disso, mudanças súbitas na alcalinidade podem fazer com que os peixes percam o controle sobre suas bexigas natatórias, dificultando a natação adequada. Por fim, aumentar a alcalinidade da água do aquário transforma a amônia - encontrada nos resíduos de peixes - em uma forma mais tóxica que pode envenenar peixes.

Reduzindo o pH com água de osmose reversa

Na natureza, água com baixa alcalinidade sempre baixa dureza. Portanto, adicionar ácidos a um aquário pode diminuir o pH da faixa alcalina, mas essa água não se parecerá com nada que um peixe encontraria na natureza. Em vez disso, você pode diminuir o pH e a dureza usando água purificada por osmose reversa. Este processo remove quase todos os minerais dissolvidos nessa água. Você pode adicionar água de osmose reversa à água do aquário para diluí-la, o que reduz a alcalinidade e dureza

Baixando Alcalinidade Com Decorações

Você também pode diminuir a alcalinidade com certas decorações do aquário. Você pode adicionar folhas de carvalho, que lentamente liberam taninos na água, diminuindo o pH. Troncos malaios e cocos têm um efeito similar. Novamente, isso funciona melhor em água macia, como a água de osmose reversa. Esses materiais tendem a liberar taninos lentamente, garantindo um pH estável.

Diretrizes

Sempre que você alterar a química da água do aquário, lembre-se de que mudanças repentinas nos parâmetros da água - mesmo em condições ideais para a espécie - estressam os peixes. Para evitar isso, nunca abaixe a alcalinidade da água do aquário em mais de 0,2 unidades de pH por dia.