Que Alimentos Comer Após Desidratar?

Autor: | Ultima Atualização:

Melancia é um bom remédio para a desidratação.

Quando sentir sede e tomar uma bebida, provavelmente já está desidratado. A desidratação ocorre quando o corpo não contém água e minerais suficientes para funcionar eficientemente. Suar em um dia quente, perder líquidos de vômito excessivo ou diarréia e tomar medicamentos diuréticos podem levar à desidratação. Comer certos alimentos que contêm água e minerais pode remediar a desidratação antes que ela se torne mais séria e com risco de vida. Desidratação envolve a perda de água e eletrólitos, que são minerais que conduzem eletricidade quando dissolvidos em fluido. Eletrólitos como sódio e potássio ajudam a transmitir mensagens nervosas e controlam o movimento do fluido para dentro e para fora das células. Os sintomas de desidratação geralmente ocorrem quando cerca de 2% do seu volume normal de água é perdido. Sintomas comuns incluem sede, pele seca, lábios rachados, dor de cabeça, tontura, náusea, cãibras musculares e pressão arterial baixa. Os atletas, sob circunstâncias extremas, podem sofrer até 30% de perda de fluido antes de entrarem em colapso e sofrerem sintomas que ameaçam a vida, como pulso rápido, temperatura corporal elevada, perda de consciência e insuficiência cardíaca. Beber água sem eletrólitos não reverte todos os sintomas associados à desidratação moderada a grave e pode, na verdade, piorar alguns sintomas, porque dilui ainda mais a concentração de eletrólitos no sangue. Conseqüentemente, comer alimentos ricos em água e eletrólitos geralmente é um remédio mais efetivo.

Laranjas

Laranjas fatiadas são comumente oferecidas em maratonas e eventos de endurance que provocam muita transpiração porque são ricos em água e potássio, além de boa fontes de açúcar de sódio, cálcio e frutose. Os eletrólitos e outros minerais nas laranjas ajudam a prevenir as cãibras musculares, enquanto a frutose é uma fonte sustentável de açúcar no sangue e energia. A água na laranja reabastece a perda de líquidos e evita que o seu volume de sangue caia muito, o que afeta negativamente a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Melancia

A melancia contém ainda mais água do que a laranja - normalmente até 92% do seu volume - tornar este fruto uma ótima opção para reverter rapidamente os sintomas de desidratação leves. A melancia não é particularmente rica em frutose, mas é uma fonte muito boa da maioria dos eletrólitos e contém muitos outros minerais em quantidades mínimas.

Pepino

Os pepinos também são muito ricos em água e contêm todos os eletrólitos importantes que o seu necessidades corporais. Eles também são fontes relativamente boas de cálcio e magnésio, que são essenciais para o tônus ​​e função muscular. Para um pouco de sódio extra, polvilhe sal natural do mar em pepino recém cortado antes de comê-lo. Tenha em atenção que a ingestão elevada de sódio pode causar pressão arterial elevada, por isso, consulte o seu médico se tiver hipertensão.

Tomate

Embora a maioria das pessoas considere que os tomates são vegetais, na realidade são citrinos. Os tomates são ricos em água, semelhantes às laranjas, e são excelentes fontes de sódio, potássio e outros eletrólitos. Tomates maduros são geralmente mais suculentos, então use este tipo para combater a desidratação. Fatias de tomates e pepinos naturalmente combinam com alface para fazer saladas saudáveis, que são a refeição perfeita ou aperitivo durante os meses quentes de verão.