O Que Significa Valor Nominal?

Autor: | Ultima Atualização:

Valor nominal é um conceito crítico na negociação de títulos.

Valor nominal, também conhecido como valor nominal, é um termo que se aplica a ações e títulos. Embora amplamente irrelevante no mercado de ações atual, o conceito é crítico quando se trata de títulos. Especialmente se o preço de mercado de uma obrigação se desviar significativamente de seu valor nominal, o que acontece com frequência, é imperativo entender como isso afeta você.

Valor nominal das ações

O valor nominal de uma ação é o preço original de emissão cada ação, que costumava ser impressa nos certificados de ações no mesmo dia. Hoje, você raramente terá um certificado de estoque de papel e, portanto, é improvável que saiba o valor nominal de suas ações. Mesmo no momento da emissão, as ações raramente são vendidas com esse valor nominal, e esse número impresso no certificado de ações tem pouca relação com o preço de mercado das ações. Se a empresa for dissolvida como resultado da falência, o valor nominal mais uma vez não terá nenhum papel em quanto dinheiro você receberá por ação.

Valor Par Valor

Quando se trata de um título, no entanto, o valor nominal é altamente relevante. Este preço, impresso em cada ação, e de fácil acesso através de um portal financeiro como o Yahoo! Finanças ou Google, representa a obrigação financeira do emissor do título. Quando o título eventualmente expirar, como todos os títulos, você retorna o título ao emissor e recebe o valor nominal de cada um de seus títulos. Para a maioria dos títulos, o valor nominal é um número redondo, como US $ 100, US $ 1.000 ou US $ 10.000. Em teoria, no entanto, a empresa emissora pode atribuir qualquer valor nominal aos títulos.

Pagamentos de juros

A maioria dos títulos paga juros periódicos; esses pagamentos são expressos como uma porcentagem do valor nominal. Se você possuir um título com valor nominal de US $ 100 e uma taxa de juros de 7% ao ano, receberá US $ 7 a cada ano por título. O preço que você pagou pelo título é irrelevante. Se você pagou US $ 120 por cada vínculo, ainda receberá US $ 7 por ano. Nesse caso, os US $ 7 recebidos corresponderão a apenas 5,8% do seu investimento inicial de US $ 120. Da mesma forma, a quantia de dinheiro que você recebe do emissor do título no vencimento é determinada exclusivamente pelo valor nominal.

Desvio de preço

Uma questão natural é por que o preço de mercado de um título desviará de seu valor nominal. Se você receber US $ 100 quando o vínculo expirar, o vínculo não deve valer US $ 100? Não necessariamente. Primeiro, a empresa pode não conseguir pagar os US $ 100 no vencimento, porque simplesmente não tem os fundos. Esse potencial é conhecido como "risco padrão". Se tal probabilidade existir, o título mudará de mãos abaixo do valor nominal, uma vez que o risco de perder seu investimento torna o título menos atraente. Além disso, se as taxas de juros no mercado se moverem e empresas similares oferecerem taxas de juros mais altas ou mais baixas para títulos comparáveis, o preço de mercado do título desviará de seu valor nominal. Em nosso exemplo, o vínculo com 7% de juros na verdade rende apenas 5,8% se você pagou US $ 120 por ele. Para explicar as flutuações nas taxas de juros, os preços dos títulos sobem ou descem.