O Que Significa Quando Você Coça Um Cão E Sua Perna Se Move?

Autor: | Ultima Atualização:

Coçar a barriga do seu cachorro pode resultar em algum comportamento de chutar as pernas.

É quase como um truque de circo - você acerta esse ponto doce na barriga do seu cão, e ela não pode deixar de chutar a perna em um arranhão. Ela não está dizendo para você parar, e é provável que ela não queira que você faça isso. O movimento da perna é involuntário e normal.

Reflexo do Risco

Quando seu cão move a perna quando você a coça, isso é chamado de reflexo de arranhão. É o mesmo tipo de movimento involuntário que ocorre quando o médico bate no joelho para ver se a sua perna salta. Não machuca seu filhote, e ela não está tentando lhe dizer para parar de coçar. Muito pelo contrário - a maioria dos cães gosta de ser acariciada, e ela simplesmente vai embora se não estiver interessada. A origem desse reflexo não está completamente clara, mas é provável que o reflexo tenha se desenvolvido como uma forma de impedir que pragas irritantes, como as pulgas, fiquem na pele do seu cão.

Onde Acontece

Coçar a cabeça do seu cão é improvável que resulte em algum movimento inesperado da perna. Enrole-a de costas e ataque sua barriga com alguns arranhões amorosos, e é provável que seja uma história diferente. As áreas mais prováveis ​​que causam o reflexo de arranhão são a barriga, os lados e as costas baixas. O ponto ideal exato pode ser diferente em cada cão, mas a maioria dos cães tem um ponto que causa o reflexo

Problemas

O reflexo coçar é normal, mas a falta de um pode significar um problema. Veterinários costumam usar o reflexo de arranhão, ou a falta dele, para determinar se o seu cão tem problemas no sistema nervoso ou na medula espinhal. Se o seu filhote de repente parar de exibir o reflexo de risco ou o fizer em momentos estranhos, como quando está parado ou andando, pode ser o sinal de um distúrbio neurológico ou do sistema nervoso. Converse com seu veterinário se você estiver preocupado com o reflexo do seu cachorro.

Observe-se

Seu cão não está tentando machucá-lo quando está mexendo a perna, mas observe seu braço por precaução. Alguns cachorros chutam exuberantemente e visam a sensação de coçar. Uma vez que essa sensação é causada pela sua mão, seu braço pode ficar no caminho de suas unhas e ela pode, inadvertidamente, arranhá-lo em troca. Manter as unhas bem aparadas pode ajudar a eliminá-la enquanto você a coça.