O Que Significa Quando Um Empréstimo Amadurece?

Autor: | Ultima Atualização:

Certifique-se de entender os termos do empréstimo antes de assinar.

O vencimento é geralmente considerado uma coisa boa. Melhora o vinho e o queijo, e um tomate totalmente amadurecido na videira é um dos grandes prazeres da vida. Maturidade também é algo para valorizar em seu parceiro, especialmente se você tiver um ou dois do outro tipo. No entanto, a maturidade nem sempre significa a mesma coisa. Com um empréstimo, por exemplo, significa apenas o fim do seu prazo de empréstimo. Quando você se inscreve para um empréstimo, é importante entender o que acontece na maturidade.

Empréstimos 101

Quando você se inscreve para um empréstimo de qualquer tipo, concorda com um conjunto específico de termos. Você receberá uma quantia em dinheiro, que deve ser paga em um determinado período. A instituição que empresta o dinheiro cobrará juros a uma taxa definida. A duração do seu empréstimo representa um compromisso. Termos mais curtos significam pagamentos mais altos, mas você paga menos juros no final. Termos mais longos custam mais juros, mas reduzem seu pagamento mensal. Independentemente do termo escolhido, seu empréstimo é considerado "maduro" no final desse período.

Empréstimos padrão

A maioria dos empréstimos opera em um modelo bastante padronizado. O credor estrutura os pagamentos de modo que nos primeiros anos, a maior parte do dinheiro vai para pagar juros. Dessa forma, eles fizeram seu lucro se você não conseguir manter os pagamentos. É por isso que você constrói tão pouca equidade em sua casa durante os primeiros anos de uma hipoteca. Com o tempo, à medida que você continua a fazer pagamentos, o saldo começa a balançar em favor de pagar o capital. No final do seu mandato, quando o empréstimo amadurecer, seu último pagamento significa que você pagou integralmente o empréstimo

Exceções

No mundo real, há algumas variações no tema. Você pode ser obrigado a pagar uma taxa na data de vencimento para terminar oficialmente o empréstimo. No caso de bens imóveis, também pode haver algumas taxas legais envolvidas na finalização de sua propriedade. Os empréstimos também variam muito em seu tratamento de pagamento antecipado. O credor espera um certo lucro de cada empréstimo, e se você pagar antecipadamente, pode haver penalidades para compensar essa receita perdida. No entanto, em mercados competitivos, como hipotecas, os credores muitas vezes oferecem opções de pré-pagamento como uma razão para você trazer o seu negócio.

Arrendamentos e empréstimos especiais

Nem todos os empréstimos aderem ao modelo padrão. Com concessões, por exemplo, o final do prazo geralmente não significa que você possui o item que você alugou. Normalmente, você tem a opção de devolver a mercadoria ou pagar o saldo a uma taxa pré-determinada. As empresas de leasing muitas vezes oferecem incentivos para negociar seu carro antigo, por exemplo, e iniciam um novo prazo com um veículo de modelo final. Alguns empréstimos permitem que você pague apenas juros durante o prazo, deixando o principal devido e pagável. Deve ser pago como um montante fixo, ou refinanciado como um novo empréstimo.