O Que Causa Convulsões Em Pugs?

Autor: | Ultima Atualização:

Uma convulsão pode nem sempre ser causada por encefalite de cão pug.

Existem algumas possíveis causas de convulsões em um pug. A maioria dessas causas, como epilepsia ou exposição a produtos químicos tóxicos, é comum a todas as raças de cães. No entanto, uma causa é específica para o seu pug, e isso é encefalite do cão pug, ou PDE.

Antecedentes

A PDE é uma inflamação do cérebro, e afeta cerca de 1,2 por cento da população pug. Pouco se sabe sobre essa doença, que tende a afetar os pugs adolescentes de 2 a 3. Segundo o Laboratório de Genética Veterinária da Universidade da Califórnia, Davis, fêmeas com pústulas menores de 7 são mais propensas a desenvolver a doença do que os fulvos mais velhos. ou pugs pretos. A causa é genética, e um teste para suscetibilidade genética à PDE está disponível. Este teste destina-se particularmente a criadores de pug, para evitar o emparelhamento de pugs susceptíveis de produzir filhotes em risco de PDE. Se o seu pug desenvolver PDE você deve informar o criador

Symptom Primary

O principal sintoma da PDE é uma convulsão. Isso requer atenção veterinária de emergência para testes para determinar a causa da crise. Existem mudanças comportamentais que indicam que um pug está prestes a ter uma convulsão. Se você perceber isso, provavelmente é aconselhável visitar o veterinário antes que isso aconteça. Alguns dos sintomas são bastante genéricos para uma série de problemas de saúde, que vão desde o fácil tratamento até a ameaça à vida. Por isso, é difícil identificar a PDE especificamente a partir dessas alterações sem testes clínicos.

Sintomas de Mudança Comportamental

A letargia e a perda de coordenação muscular geralmente precedem uma convulsão de PDE. No entanto, a letargia pode ser simplesmente um sintoma de uma infecção comum, por isso não assuma imediatamente que o seu pug tenha PDE só porque ele é letárgico. Da mesma forma, a perda de coordenação muscular pode resultar de danos nos tímpanos ou de outra condição neurológica. Um pug andando em círculos por longos períodos e esfregando a cabeça contra a mobília são outros sinais potenciais de que ele está prestes a ter uma convulsão. E ele pode ser irritável e agressivo, ambos os comportamentos geralmente não associados com a raça plácida e fácil.

Progressão da doença

A PDE é classificada como tendo progressão lenta ou rápida. Com o PDE lento, o pug retorna ao comportamento normal entre convulsões, o que pode levar dias ou semanas. Com a rápida variedade de PDE, o pug não retorna ao seu comportamento habitual entre as convulsões. É provável que ele mostre sintomas de desorientação e depressão, bem como a incapacidade de andar. Um motivo pelo qual se sabe tão pouco sobre essa doença é que ela costuma atacar muito rapidamente. Em muitos casos, o cão morre das convulsões antes que o veterinário tenha tempo de fazer exames cerebrais que possam ajudar a medicina veterinária a entender melhor essa doença. Isso contribuiu para a falta de tratamento. Não há cura para essa doença mortal, mas seu veterinário pode prescrever anticonvulsivantes e anti-inflamatórios para torná-lo mais confortável.