
Uma visita ao veterinário ajudará a diagnosticar a fraqueza das pernas traseiras do seu cão.
Um filhote jovem vai correr e brincar sem perder um passo. Ele pode jogar muito duro e ficar dolorido por um dia ou dois, e isso é normal. Quando um cão mostra sinais contínuos de fraqueza ou dor nas patas traseiras, a condição pode ser muito mais séria.
Mielopatia Degenerativa
A mielopatia degenerativa é uma doença que afeta principalmente cães mais velhos; é uma possível causa de fraqueza nas pernas traseiras. No DM, a medula espinhal começa a se deteriorar e as fibras que transportam os sinais do cérebro para as pernas se desintegram. Cães com DM lentamente desenvolvem fraqueza nas pernas traseiras e acabam perdendo o controle deles. A mielopatia degenerativa não é uma doença dolorosa, mas os cães com DM eventualmente perdem sua mobilidade. Atualmente, não há teste definitivo para DM até que um cachorro tenha morrido. Também não existe tratamento convencional eficaz, embora a medicina holística forneça substâncias à base de plantas que parecem aliviar os sintomas. Se o seu cão mais velho começar a exibir fraqueza nas pernas traseiras, converse com seu veterinário sobre a possibilidade de seu cão ter mielopatia degenerativa.
Ferimento
Um segundo motivo comum para fraqueza na perna de trás é lesão na medula espinhal ou nas costas. Lesões da medula espinhal, geralmente como resultado de trauma, ruptura de disco ou acidente vascular cerebral, são responsáveis por 2 por cento de todas as visitas de veterinários de cães. Se a medula espinhal ou as costas estiverem danificadas, machucadas ou inflamadas, as patas traseiras podem ficar fracas ou instáveis. Se o seu cão sofreu qualquer tipo de trauma e tem fraqueza nas patas traseiras, visite seu veterinário o mais rápido possível.
Doença de Cushing
A fraqueza nas pernas do seu cão pode estar relacionada à doença de Cushing, que é causada pela superprodução de cortisol nas glândulas supra-renais. A doença de Cushing geralmente se desenvolve em cães com idade superior a 6, mas pode se desenvolver em cães mais jovens. Se o seu cão tem fraqueza na perna de trás, acompanhada de perda de cabelo, aparência barriguda e aumento de apetite e sede, você pode suspeitar da doença de Cushing; visite seu veterinário para testes.
Diabetes
Cães com diabetes podem apresentar sinais de fraqueza nas pernas, embora esses sintomas sejam mais comuns em gatos diabéticos. Diabetes é mais comum em cadelas do que em machos e tende a ser mais proeminente em golden retrievers, pastores alemães, schnauzers miniatura, keeshonden e poodles, embora todas as raças possam ser afetadas. Cães com sobrepeso ou cães que ingerem dietas ricas em açúcar e grãos correm mais risco do que cães com peso saudável em dietas com maior teor de proteína. Se o seu cão está com fraqueza nas patas traseiras junto com outros sintomas comuns de diabetes, um simples exame de sangue do seu veterinário pode determinar se o diabetes é a causa.
Artrite
A causa da fraqueza nas pernas traseiras do seu cão pode ser a dor da artrite. À medida que os cães envelhecem, especialmente os cães grandes, as articulações da anca e do joelho começam a deteriorar-se e o amortecimento das articulações desintegra-se. Um raio X pode geralmente confirmar a presença de artrite. Felizmente, vários medicamentos - como os antiinflamatórios não-esteróides Rimadyl e Metacam - estão disponíveis para ajudar a controlar a artrite canina, melhorando a qualidade de vida de um cão com articulações dolorosas e fracas.




