O Que É Um Currículo Não Formatado?

Autor: | Ultima Atualização:

As empresas que contratam querem currículos não formatados para um processamento mais eficaz do computador.

Talvez você tenha passado horas fazendo seu currículo atraente com fontes especiais, balas e fronteiras extravagantes - mas se um potencial empregador quiser um currículo não formatado, diga adeus a todo esse trabalho árduo. Um currículo não formatado é um arquivo de texto simples, às vezes chamado de arquivo de texto ASCII. O conteúdo não contém tabelas, bordas, imagens ou caracteres especiais. As fontes são básicas e você realça o texto capitalizando palavras em vez de torná-las em negrito, sublinhadas ou em itálico. Se um possível empregador ou recrutador solicitar que você envie um currículo não formatado, primeiro elimine todos os formatos especiais e salve seu currículo no computador com uma extensão .txt

Por que é importante

Se você copiar e colar o conteúdo de seu currículo ou carregar o arquivo no sistema de rastreamento de candidatos do empregador, ou ATS, a formatação provavelmente será removida ou distorcida quando o ATS puxar seus dados para análise. Não vai mais parecer bonito e pode nem ser legível. Se você enviar o documento por email como um anexo, a formatação pode parecer diferente de computador para computador, porque a programação por trás de sistemas operacionais de computador, software de processamento de texto, aplicativos de email e sites não é universal nem sempre compatível. Documentos formatados também são propensos a vírus, enquanto documentos de texto simples não são.

Preparando um currículo não formatado

Use fontes padrão, como Arial, Times New Roman ou Courier, e mantenha-as entre 10 e 12 pontos de tamanho . Alinhe o texto com a justificação à esquerda e use a barra de espaço em vez de abas ou recuo da primeira linha. Não use colunas, símbolos ou caracteres especiais. Cifrões, ou $, devem funcionar bem, mas em vez de um símbolo de copyright ou marca registrada, © ou ® respectivamente, use (C) ou (R). Evite marcadores, porque nem todos os sistemas os lerão da mesma maneira, e alguns os converterão em um e comercial, "&" - tente hífens ou asteriscos. Se você precisar destacar títulos de seções, digite o título em letras maiúsculas.

Palavras-chave

Muito antes de os olhos humanos virem currículos eletrônicos, o ATS de um site de emprego executará seu conteúdo por meio de análise automática, filtrando palavras-chave. O ATS pode procurar palavras associadas a habilidades, experiência, características, credenciais ou outras características de qualificação. Ao responder a um anúncio de emprego específico, adapte seu currículo para incluir siglas, palavras e frases na postagem - desde que você possa legitimamente reivindicar que elas se aplicam a você. Inclua o máximo possível de palavras-chave na primeira parte do seu currículo para certificar-se de que o ATS as encontre mesmo que sua programação apenas analise uma contagem de palavras específica.

Resumos não formatados versus formatos de currículo

Um currículo não formatado se refere à formatação do texto. Um formato de currículo refere-se ao layout. Os dois principais formatos de currículo a serem considerados incluem cronológico e funcional. Um resumo cronológico enfoca o histórico de trabalho e lista a experiência em ordem cronológica inversa, começando com a posição atual ou mais recente. Os trabalhos são listados por título e empresa, e as responsabilidades e realizações estão ligadas a posições específicas. Um currículo funcional enfoca habilidades e qualificações. Os trabalhos aparecem na mesma ordem dos currículos cronológicos, mas apenas por cargo, empresa e datas, sem links diretos para responsabilidades.