Doença Urinária Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Não há nada pior do que não poder fazer xixi!

Os vários tipos de problemas urinários e da bexiga que afetam os gatos se enquadram na posição veterinária da doença felina do trato urinário inferior. Se você perceber que Kitty está passando por algum tipo de dificuldade urinária, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. O pior cenário é o bloqueio urinário, uma situação que ameaça a vida.

Doença do Trato Urinário Inferior Felino

Anteriormente conhecida como síndrome urológica felina, ou FUS, a doença do trato urinário inferior felino cobre quaisquer problemas com os rins, bexiga, ureteres - os tubos que enviam a urina dos rins para a bexiga - ou a uretra, lidando com a capacidade de urinar. Embora a insuficiência renal seja comum em gatos mais velhos, os sintomas e o tratamento são bem diferentes. Gatos com insuficiência renal geralmente fazem xixi demais, não muito pouco. As causas do FLUTD variam desde a infecção até o câncer.

Cistite

Gatos que sofrem de cistite não são obstruídos, ou completamente incapazes de urinar, mas suas uretra estão inflamadas e fazer xixi é doloroso. Seu veterinário diagnostica a cistite através de um exame de urina, observando o nível de pH da urina e que tipo de cristal aparece. Kitty pode receber medicação para reduzir a inflamação, juntamente com antibióticos, enquanto seu veterinário recomenda mudanças na dieta para evitar uma recorrência.

Pedras da bexiga

Pedras da bexiga felina geralmente consistem de estruvita ou materiais de oxalato de cálcio. Para fazer um diagnóstico, o seu raio-X do veterinário ou ultra-sonografia da bexiga de Kitty. O tratamento depende do tipo de pedra e de como ela está afetando a Kitty. As pedras de estruvita acabam por quebrar com dietas especiais. Esse não é o caso das pedras de oxalato de cálcio. Seu veterinário provavelmente irá realizar uma cistotomia, ou cirurgia para remoção de pedras. Em algumas gatas, seu veterinário pode ser capaz de eliminar cálculos de oxalato de cálcio, porque a uretra de uma gata é mais larga que a do macho.

Os sintomas

Não importa que tipo de FLUTD seu gato seja eventualmente diagnosticado, os sintomas são bem parecidos. Você verá Kitty entrando e saindo de sua caixa de areia, se esforçando para fazer xixi. Ele vai lamber suas partes íntimas para aliviar o desconforto. Pode haver sangue na urina que ele produz, ou ele pode começar a ter "acidentes" urinários por toda a casa. Se ele estiver bloqueado, ele pode começar a chorar de dor. Qualquer que seja o diagnóstico real, o FLUTD é uma condição potencialmente fatal. Leve Kitty ao veterinário o mais rápido possível.

Prevenção

Gatos experimentando um episódio de FLUTD podem fazê-lo novamente, então isso é um pesadelo que você quer evitar. Seu veterinário pode recomendar uma dieta de prescrição especial para Kitty. Como o estresse pode ser um fator nos episódios de FLUTD, tente manter a rotina regular de Kitty e proporcionar uma situação de vida tranquila. Mantenha as caixas de areia extremamente limpas, fornecendo pelo menos uma caixa de areia por gato na casa. Certifique-se de que a Kitty tenha sempre acesso a água limpa e fresca. Mantenha-o em um peso saudável.