Qual É A Diferença Entre Um Assistente Médico E Um Assistente Médico Certificado?

Autor: | Ultima Atualização:

As profissões de assistência médica costumam ser tecnicamente desafiadoras e exigem disposição para se familiarizar com o corpo humano em um nível desconcertantemente detalhado. Felizmente para o escrúpulo, há também uma alta demanda por pessoal cujas habilidades estão na organização e administração. Por exemplo, consultórios médicos e clínicas dependem fortemente dos serviços de assistentes médicos. As listas de empregos podem listar o cargo como "assistente médico" ou "assistente médico certificado", dependendo do empregador.

O que assistentes médicos fazem

Assistentes médicos são os melhores jogadores de equipe em um escritório ou clínica, atendendo às funções administrativas e de atendimento ao paciente, conforme necessário. Em um determinado escritório, pode-se esperar que você organize o horário das consultas, faça lembretes ou acompanhe os pacientes, mantenha um estoque de suprimentos médicos e cuide dos arquivos dos pacientes. Em alguns escritórios, assistentes médicos também cuidam do faturamento e da codificação. Além desses deveres administrativos, o MA também pode executar certas funções de atendimento ao paciente. Isso inclui tomar e registrar os sinais vitais do paciente, coletar amostras de sangue ou urina para testes, administrar medicamentos conforme determinado pelo médico e realizar entrevistas iniciais com novos pacientes.

Tornando-se um MA

Assistentes médicos não são licenciados e não são obrigados a ter qualquer certificação formal. Ainda é possível entrar em campo sem qualquer treinamento formal, aprendendo inteiramente no trabalho. Isso está se tornando cada vez mais raro, com a maioria dos médicos e clínicas preferindo contratar candidatos que precisam de treinamento e supervisão mínimos. Os MAs normalmente se formam em programas de certificação que exigem um ano ou menos. Alguns graduados de programas de graduação de dois anos, que muitas vezes incluem outro material do curso, como codificação médica ou escrituração médica básica. Os programas de treinamento variam muito em termos de qualidade, por isso várias organizações oferecem certificações profissionais como uma forma de demonstrar que suas habilidades atendem a um padrão objetivamente alto.

Certificação AAMA

A Associação Americana de Assistentes Médicos administra a credencial do Assistente Médico Certificado. O programa de certificação da AAMA é reconhecido pela American Medical Association, concedendo-lhe um alto grau de credibilidade. Os candidatos para a certificação devem se formar em um programa formal de treinamento credenciado pela Comissão de Acreditação de Programas Allied Health Education ou pelo Bureau de Credenciamento de Escolas de Educação para a Saúde, e devem passar no exame de certificação da AAMA. O exame consiste em questões 180, divididas entre disciplinas gerais, administrativas e clínicas.

Outras certificações

Embora a certificação da AAMA seja indiscutivelmente o "padrão ouro" no campo, não é a única credencial desse tipo. American Medical Technologists, que certifica uma variedade de pessoal clínico, também oferece uma credencial de Assistente Médico Registrado. Ao contrário da AAMA, a AMT estende sua certificação para os Mestres que tenham treinado no trabalho ou em um programa de treinamento militar, desde que possam passar no exame de certificação. Credenciais semelhantes estão disponíveis no National Center for Competency Testing e na National Healthcareer Association. Antes de se inscrever em qualquer uma dessas credenciais, é prudente vasculhar os empregadores em sua área e descobrir quais são respeitados localmente.