Espirrando Em Um Chihuahua

Autor: | Ultima Atualização:

Como você, seu chihuahua pode desenvolver alergia a poeira, pólen e mofo.

Todo mundo espirra de vez em quando. Até mesmo seu pequeno Chihuahua pode sentir o cheiro de algo que vai provocar um ou dois espirros. Se se tornar um problema constante acompanhado de olhos lacrimejantes e outros sintomas preocupantes, você deve levar Charro ao seu veterinário o mais rápido possível.

Alergias

Estima-se que 50% dos cães americanos sofrem de alergias, com algumas raças sendo mais suscetíveis que outros. É claro que os chihuahuas estão na lista de caninos que são geneticamente propensos a ter reações alérgicas. É possível que os cães reajam aos alérgenos inalados, como poeira, mofo e pólen - as mesmas coisas que provavelmente provocam uma onda de espirros para você. Se o seu Chihuahua tiver esse tipo de alergia atópica, ela não apenas espirrará quando exposta às substâncias ofensivas, mas também poderá ter infecções de ouvido recorrentes e sentir coceira e irritações na pele.

O Espirro Reverso

Muitos pais da Chihuahua foram levados à beira do pânico quando testemunharam seu pequeno chiado, bufando e ofegando por ar. Se você já tiver levado seu Chi ao veterinário durante ou após um ataque desse tipo, ele provavelmente lhe disse que é um "espirro reverso". Essa é a melhor maneira de os médicos descreverem a respiração paroxística, também conhecida como reflexo de aspiração mecanossensível, para pessoas sem experiência médica. Chamar esse fenômeno de espirro reverso é, na verdade, bastante preciso. Com um espirro típico, o Chihuahua força o ar para fora do nariz, mas com o espirro invertido, ela puxa o ar pelo nariz em um ritmo tão rápido que provoca bufando e tosse. Não há nenhuma causa conhecida, embora você possa notar seu Chihuahua inverter espirrar mais durante os momentos de excitação.

Outros Problemas de Respiração de Chihuahua

Outro problema de saúde pelo qual os Chihuahuas são conhecidos é problemas respiratórios. Além de reverter o espirro, o seu pequeno Chi pode desenvolver uma tosse seca, respirar ar às vezes, perder peso ou exibir salivação. Estes sintomas podem ser sinais de dois dos problemas respiratórios mais comuns para os chihuahuas: uma traqueia colapsada ou estenose pulmonar grave. Ambas as condições são sérias. Se você perceber que seu Chihuahua está tendo problemas para respirar, não espere para consultar seu veterinário para determinar a causa e tratá-la o mais cedo possível.

Lidando com os problemas

Ajudando seu Chi a lidar com alergias ou espirros reversos é feito facilmente, especialmente com a ajuda do seu veterinário. Ele pode prescrever medicação para as alergias, mas tipicamente anti-histamínicos sem receita, como a difenidramina, serão a recomendação. Mesmo se você já tem algum no armário de remédios, sempre consulte o seu veterinário antes de administrar drogas para o seu Chihuahua. O espirro reverso é mais perturbador de se assistir do que é perigoso, e realmente não há cura para ele, embora os cães que os experimentam com tanta frequência que interferem com o funcionamento normal tenham sido medicados para limitá-los. Você pode cortar um ataque de espirro invertido fazendo seu cão engolir, massageando sua garganta ou dando algo para comer ou beber. Quanto às condições mais graves de traqueia e estenose colapsadas, ambas requerem cuidados veterinários, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia. Se o seu Chi for diagnosticado com qualquer condição, visitas regulares ao veterinário serão necessárias para monitorar sua condição e evitar complicações para sua saúde.