O desejo de levar apenas um dólar pode levar a outros comportamentos empresariais antiéticos.
Subjacente ao colapso imobiliário que começou no 2006 estavam muitos comportamentos empresariais antiéticos. Práticas comerciais antiéticas começam com as pequenas coisas e crescem como um câncer até que resultem em um colapso de grandes proporções. Todos são suscetíveis às armadilhas psicológicas que levam a um comportamento antiético, dadas as condições certas. Reconhecer os sinais de comportamento comercial antiético pode ajudá-lo a evitar ser vítima deles. Quando você trabalha em negócios ou faz negócios com outras pessoas, preste atenção aos sinais de que práticas comerciais antiéticas estão sob os seus pés.
Autoridade Inquestionável
Quando um líder ou uma figura autoritária exige obediência sem questionar, isso cria uma armadilha psicológica que freqüentemente leva a um comportamento antiético, de acordo com Robert Hoyk, Ph.D, e Paul Hersey, MBA, Ed.D, em seu artigo "The Root Causes of Comportamento antiético "no" Business Review Graziadio ". Os autores ilustram que as armadilhas psicológicas distorcem as percepções do errado e do direito de apoiar um comportamento antiético como se ele estivesse certo. Quando uma figura autoritária não está aberta a perguntas sobre um processo, procedimento ou produto, isso é um bom sinal de que um comportamento antiético pode estar envolvido.
Todo mundo faz isso
O falso consenso, "todo mundo faz isso" é uma forma de as pessoas justificarem comportamentos antiéticos. Roubar material de escritório, falsificar documentos e enganar os cartões de tempo são comportamentos antiéticos muitas vezes justificados pela pessoa que comete o ato. Empregar o fraseado "todo mundo faz isso" ajuda o infrator a não se sentir culpado pelo que está fazendo, e minimiza a necessidade de admitir práticas antiéticas.
Precisa agradar
Gerentes ou proprietários de empresas que buscam o fechamento em uma situação a todo custo podem levar outros a práticas comerciais potencialmente antiéticas. As pessoas aprendem na escola primária a necessidade de respeitar a autoridade. Por causa disso, muitos empreendem práticas antiéticas quando tentam agradar a um supervisor. O supervisor que não se preocupa com os meios, mas apenas com os resultados, pode pedir aos funcionários que inventem os dados ou façam outras coisas desonestas, apenas para realizar o projeto.
Pressão e Estresse
Dois sinais que podem sinalizar um comportamento antiético são pressão e estresse. Os funcionários que são pressionados a cumprir prazos ou a concluir projetos abaixo do orçamento podem recorrer a comportamentos antiéticos para alcançar os resultados desejados. Uma das reclamações no colapso das hipotecas e nas execuções hipotecárias que se seguiram foi que o pessoal do banco não estava examinando os documentos de execução antes de assiná-los. Isso levou a violações da lei que resultaram em um acordo de US $ 26 de milhões de dólares trazidos pelo governo dos EUA contra cinco dos maiores bancos do país. Embora os funcionários soubessem o que estavam fazendo, era antiético, para eles, era a única maneira de atender às demandas corporativas.