A Importância Do Imc E Do Percentual De Gordura Corporal

Autor: | Ultima Atualização:

Calças de brim apertadas não são a única maneira de saber quando você engordou.

Você pode quantificar sua saúde de várias maneiras, por exemplo medir sua freqüência cardíaca de repouso, pressão arterial, nível de colesterol ou peso. O problema em tentar colocar um número em sua saúde é que nenhuma medida única fornece o quadro geral e essas medidas podem ser enganosas. Médicos e profissionais de fitness geralmente estimam a composição corporal usando o índice de massa corporal e o percentual de gordura corporal - embora essas medidas sejam imperfeitas.

IMC

Médicos e profissionais usam o IMC para classificar o sobrepeso e obesos. Para calcular o seu IMC, multiplique a sua altura em polegadas ao quadrado por 703, depois divida o seu peso em libras pelo produto. Um IMC normal varia entre 18,5 e 24,9. A principal limitação do IMC é que, usando o peso, ele não consegue diferenciar entre gordura corporal e massa muscular. Por exemplo, um fisiculturista de 5 pés e 10 polegadas e 230 quilos com 5% de gordura corporal seria considerado obeso. O IMC também pode falhar em identificar a obesidade em quem está com excesso de gordura e tem pouca massa muscular.

Porcentagem de Gordura Corporal

O percentual de gordura corporal indica a porção do seu peso que é gordo. Um percentual de gordura corporal saudável para mulheres entre 20 e 39 anos é de 21 a 32%. Essa medida pode ser útil na previsão de problemas relacionados à obesidade, como diabetes tipo 2, doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Infelizmente, essas medidas podem ser extremamente imprecisas. Muitos profissionais de fitness medem com pinças de gordura corporal, mas a precisão dos resultados do teste depende da habilidade do testador. A impedância bioelétrica é outra escolha comum, mas é notoriamente pouco confiável devido a fatores como nível de hidratação e exercício recente. A pesagem hidrostática e a máquina "Bod Pod" oferecem mais precisão, mas a despesa e a indisponibilidade tornam essas opções uma solução remota.

Desvantagens

A principal desvantagem do IMC e dos testes de gordura corporal é que eles não fornecem uma visão geral da Saúde. Eles também podem ser enganosos e até falhar em identificar o excesso de peso e obesidade. Se você sofre de má imagem corporal ou de transtornos alimentares, essas medidas podem se tornar uma obsessão doentia. Por causa de suas limitações, você deve considerar apenas o IMC e o percentual de gordura corporal para fornecer uma imagem parcial de sua saúde geral.

Interpretação

Se o IMC pode ser uma péssima indicação da composição corporal e a precisão das medições de gordura corporal pode estar tão longe, você pode se perguntar por que se incomodar com qualquer um desses. Tanto o IMC quanto o percentual de gordura corporal fornecem bons dados de base para seus programas de condicionamento físico. Digamos que você tenha ganhado alguns quilos depois de um casamento e seu IMC subiu de 25 para 28 - você pode usar essa medida como um medidor básico para indicar que você provavelmente deve perder algum peso por razões de saúde, não apenas para olhar ótimo. Da mesma forma, as medições de gordura corporal devem ser usadas para ajudá-lo a estimar mudanças na composição corporal para ver se você está no caminho certo para suas metas. A chave é não ver como o fim de toda a sua saúde e fitness.