Efeitos Colaterais Das Vacinas 7 Em 1 Para Cães

Autor: | Ultima Atualização:

As visitas anuais de bem-estar ao veterinário fazem parte da posse responsável dos animais.

As vacinações regulares são uma parte significativa da posse responsável dos animais. Manter a imunidade do seu animal contra a doença desempenha um papel na saúde da comunidade, não apenas na saúde do seu próprio animal de estimação. A imunização não é sem risco, no entanto. Alguns efeitos colaterais podem ocorrer, mesmo quando o seu cão é vacinado por um veterinário licenciado.

7-em-1 Vacinas

Geralmente, os filhotes recebem a vacina 5-em-1 ou 7-em-1 para inicializar a imunidade que eles carregam por toda a vida. As vacinas 5-em-1 protegem contra a cinomose, hepatite, bordetella (tosse do canil), parainfluenza e parvovírus, enquanto as vacinas 7-em-1 protegem contra duas doenças adicionais: leptospirose (lepto) e coronavírus. Na última década, muitos veterinários começaram a abandonar o uso da vacina 7 em 1. Os médicos veterinários holísticos têm feito parte do movimento contra as vacinações anuais e a “super-vacinação” dos animais de estimação, alegando preocupação com distúrbios articulares e distúrbios imunológicos. É verdade que algumas inflamações nas articulações, letargia e febre leve podem ocorrer logo após a administração das vacinas. No entanto, estes sintomas são tipicamente de curta duração e desaparecem nos primeiros dias.

Reações alérgicas e anafilaxia (choque)

Os cães podem ter reações alérgicas a qualquer componente da vacina: o vírus (vivo ou morto), estabilizadores, conservantes, produtos químicos para melhorar a resposta imune (adjuvantes) ou resíduo de cultura de tecido de laboratório. As reações alérgicas são tipicamente associadas a vacinas que usam vírus mortos, como os componentes lepto e coronavírus de uma vacina 7 em 1 e a vacina anti-rábica. Ao contrário das reações alérgicas leves, a anafilaxia é uma reação alérgica grave que deve receber cuidados imediatos para evitar que o coração e os pulmões sejam desligados e para evitar a morte.

Inflamação

O componente da esgana canina do 7-em-1 A vacina tem sido conhecida por causar inflamações cerebrais. Além disso, a administração do componente bordetella também pode resultar em uma inflamação que causa tosse leve por vários dias pós-vacinação

Abscessos e nódulos no local da injeção

Alguns filhotes desenvolverão abscessos no local da injeção. Tal como acontece com os nódulos, estes abcessos ocorrem em resposta à injeção e não são infecções bacterianas. Os nódulos geralmente são causados ​​por adjuvantes ou grandes proteínas na vacina, exigindo tempo para serem absorvidos pelo corpo do cão. Esses caroços geralmente desaparecem sem tratamento.

Letargia

Alguns cães, especialmente filhotes de cachorro, ficam cansados ​​e quietos depois de receber as vacinas 7 em 1. Esta letargia não é incomum e pode ser acompanhada de dor nas articulações ou músculos.

Tumores

Quando um nódulo no local da injeção não se resolve sozinho, deve-se suspeitar de um tumor. Os pedaços que permanecem após 12 semanas ou crescem até mais de 2 cm de diâmetro devem ser removidos para biópsia. O risco de tumores aumenta com base na frequência das injeções e no número de vacinas que o seu cão recebe. Os sarcomas, que raramente aparecem no local das vacinas antirrábicas que freqüentemente acompanham a vacina 7 em 1 do seu cão, são tipicamente de rápido crescimento e malignos. O risco destes tumores pode ser reduzido pela vacinação do seu animal de estimação não com mais frequência do que uma vez a cada três anos, a menos que seja aconselhado a fazer o contrário pelo seu veterinário.