Phenol & Cats

Autor: | Ultima Atualização:

Os produtos de limpeza podem prejudicar seus amigos felinos

Os limpadores domésticos matam germes, mas também podem matar gatos. O fenol, um ingrediente comum em produtos de limpeza e construção, é particularmente tóxico. Cumulativamente, pode causar condições neurológicas, insuficiência hepática e até morte. Para proteger os seus gatos, evite-os ou, depois de o utilizar, lave a área com água

Limpo mas Tóxico

O fenol é um composto orgânico corrosivo (tecnicamente, um hidrocarboneto) em muitos produtos de limpeza e construção. Cheira a doce e alcatrão e geralmente é turvo em limpadores líquidos comerciais. Na sua forma natural e sintética, é tóxico para os mamíferos - particularmente gatos, que não têm a capacidade de limpá-lo de sua corrente sanguínea. Os gatos envenenam o fenol por mastigar ou ingerir produtos que contenham fenol, bem como pela exposição tópica - isto é, através da pele ou fumos. Ele se acumula em níveis tóxicos e causa sintomas crescentes que, se não forem tratados, levam à morte. O fenol também pode predispor os gatos a doenças da tireóide, incluindo hipertireoidismo, embora não haja consenso científico sobre esse ponto

Produtos que contêm fenol

Muitos produtos de limpeza doméstica contêm fenol. Lysol e Pine-Sol são dois produtos bem conhecidos neste campo - se você estiver preocupado, lembre-se do "sol" comum em seus nomes. Alguns bochechos e pastilhas de garganta inflamada contêm fenol também. Óleos essenciais, incluindo aqueles em produtos de limpeza naturais, contêm fenol. Alguns defensores do petróleo essencial dizem que esses fenóis naturais são menos tóxicos para os gatos do que os sintéticos, mas o fato biológico continua sendo que os gatos têm grande dificuldade em processar o fenol. Os produtos de alcatrão de carvão são outra fonte de fenol - é criado durante a destilação do alcatrão de carvão. O alcatrão de carvão é normalmente usado em produtos de madeira como desinfetante e conservante. Também ajuda a ligar materiais como o asfalto e o papel de alcatrão para telhados.

Sintomas de envenenamento por fenol

O envenenamento por fenol se manifesta em vários sintomas. Primeiro, você pode notar seu gato se contorcendo. Ele pode ofegar, babar, cambalear, cambalear ou exibir fraqueza geral. Vômitos e diarréia também são possíveis. Em estágios avançados, os sintomas neurológicos se transformam em convulsões ou paralisia total. Insuficiência hepática ou mau funcionamento - comum em todas as formas de envenenamento - pode causar ou agravar qualquer coisa que você possa imaginar. Chame seu veterinário ao primeiro sinal de sintomas crescentes. Se você souber que seu gato foi exposto a grandes quantidades de fenol - provavelmente de ingerir ou enrolar em limpadores domésticos - marque uma consulta com um veterinário. Se você esperar pelos sintomas, pode ser tarde demais.

Boas Práticas

Embora o envenenamento por fenol possa se tornar bastante grave, há poucos dados ou consenso sobre sua prevalência. Independentemente disso, você pode tomar precauções simples para diminuir a exposição do seu gato a ele. É simples: Evite produtos contendo fenol. Se você tiver que usar esses produtos, coloque seus animais de estimação em outra sala durante a limpeza. Lave o que quer que você esteja limpando com água, seque-o e ventile a sala antes de deixar seus animais de estimação entrarem. Guarde todos esses produtos em um gabinete seguro com portas trancadas ou firmes. Se você estiver armazenando materiais tratados com alcatrão de carvão, impeça o acesso do seu gato a eles.