Enzima & Digestão De Mamão

Autor: | Ultima Atualização:

O mamão contém enzimas que podem ajudar na digestão.

A digestão adequada dos alimentos que você consome é um componente essencial na absorção de nutrientes necessários em seu corpo. A digestão começa com sua primeira mordida, através da secreção de saliva, e continua todo o caminho através de seu sistema digestivo, à medida que a comida atinge os intestinos delgado e grosso. Embora as enzimas ocorram naturalmente em seu trato digestivo, às vezes é necessário um suporte extra, que pode ser encontrado por meio de aparelhos digestivos, como as enzimas do papaia. Consulte o seu médico antes de tomar enzimas digestivas, incluindo aquelas feitas de mamão.

Mamão e papaína

O mamão é uma fruta em forma de pêra com a pele que muda de verde para amarelo-laranja brilhante à medida que amadurece. É cultivado em áreas tropicais em todo o mundo. Esta fruta é uma das mais ricas fontes naturais de papaína, uma enzima que ajuda a quebrar e digerir as proteínas dos alimentos. A papaína é obtida cortando-se a casca de um mamão verde não maduro e recolhendo o látex leitoso branco que é excretado. O látex é então seco e vendido em pó.

Outros usos

A papaína é mais conhecida como amaciadora de carne em muitos produtos comerciais e tem sido usada para tratar lã e seda antes do tingimento. Também é encontrado em muitos produtos que você usa diariamente, incluindo cremes dentais, cosméticos e detergentes. Usos médicos para papaína incluem o tratamento de úlceras e redução do inchaço, febre e adesão após a cirurgia. A quimopapaina, uma enzima menos potente também presente no mamão, às vezes é injetada para o tratamento de discos espinhais escorregadios ou nervos pinçados.

Dosagem

As enzimas digestivas devem ser tomadas no início de cada refeição. As enzimas geralmente não funcionam bem se forem tomadas no final da refeição. Você deve sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer suplemento dietético, incluindo enzimas digestivas.

Efeitos colaterais

Segundo o Centro Médico da Universidade do Sul da Califórnia, as enzimas digestivas são bastante seguras, embora possam causar problemas digestivos ou Reações alérgicas. Os efeitos secundários menos comuns podem incluir náuseas, cólicas abdominais ou diarreia. Interrompa o uso se aparecer algum sinal de hipersensibilidade ou reação alérgica.