Doenças Neurológicas Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

"Estou andando em linha reta novamente."

Se o seu gato parece estar sofrendo de uma doença neurológica, é provável que você perceba logo no início. Ele pode ficar desorientado, andar com uma postura estranha, parecer desequilibrado, exibir uma mudança de personalidade distinta ou ter convulsões. Levá-lo ao veterinário de uma só vez para testes, diagnóstico e tratamento

Epilepsia

Um dos distúrbios neurológicos mais comuns em felinos, epilepsia significa que seu gato experimenta convulsões, o resultado da atividade cerebral elétrica anormal. Embora os sintomas clássicos de convulsão incluam rigidez, formação de espuma na boca e queda, seu gato pode sofrer convulsões leves que o fazem parecer "fora de si". Dependendo da freqüência e duração das convulsões, seu veterinário pode prescrever medicamentos como o fenobarbital para mantê-los sob controle.

Infecção

Se Smokey desenvolver uma infecção em seu cérebro ou ouvido interno, ele pode apresentar sintomas neurológicos. A doença vestibular felina resulta do envolvimento do cérebro ou do ouvido interno, com Smokey andando em círculos, inclinando a cabeça e movendo os olhos de maneira bizarra. O sistema vestibular de um gato regula seu equilíbrio e coordena os movimentos da cabeça e dos olhos, então, quando está fora de sintonia, o Smokey tem um problema. Seu veterinário realiza testes para determinar a causa da doença. Uma infecção pode ser tratada com antibióticos, mas até que seu gato recupere seu equilíbrio, confine-o numa área em que ele não possa se machucar.

Tumores

Os tumores, benignos e malignos, podem afetar o cérebro de um gato. Os meningiomas, geralmente tumores benignos encontrados no tecido protetor em torno do cérebro de Smokey, podem crescer e exercer pressão sobre o órgão, causando sintomas neurológicos. A remoção cirúrgica destes tumores é frequentemente bem sucedida. Se o seu gato for diagnosticado com um glioma, um tumor maligno, o prognóstico não é tão bom.

Trauma

Se o seu gato sofrer traumatismo craniano, seja atropelado por um carro, atacado por um cão ou qualquer outra coisa danifica seu crânio, leve-o ao veterinário mesmo que ele pareça estar bem. Traumatismo craniano é uma causa comum de problemas neurológicos felinos. Se o olho ou os músculos faciais começarem a cair, suspeite da síndrome de Horner. Embora a síndrome de Horner seja geralmente causada por trauma, ela também pode resultar de doenças no cérebro ou no sistema nervoso. O tratamento depende da causa subjacente

Raiva

Embora você tenha certeza de que seus gatos estão atualizados sobre a vacinação anti-rábica, se você encontrar um felino não familiar exibindo sintomas neurológicos, deixe-o em paz e ligue para o oficial local de controle de animais. . Isso porque os sinais de raiva incluem problemas neurológicos, como convulsões e desorientação. Como a raiva é sempre fatal, é muito melhor prevenir do que remediar. Se você entrar em contato com um animal raivoso, você terá que passar por uma série de disparos para ter certeza de que não sofrerá com a doença.