Remédios Naturais Para Gengivas Vermelhas Em Cães

Autor: | Ultima Atualização:

As gengivas do seu cão podem ser uma janela para a saúde dele.

As gengivas do seu cão podem lhe dizer muito sobre sua saúde. As gengivas vermelhas podem indicar um caso simples de gengivite ou um sintoma de um problema de saúde mais grave. Aprenda a cor natural das gengivas do seu cão para que você possa monitorar sua saúde apenas com um olhar dentro de sua boca.

Gengivite

A causa mais comum de gengivas vermelhas nos cães é gengivite. Quando as bactérias se acumulam ao longo da linha das gengivas, elas podem se infiltrar sob as gengivas e causar inflamação. À medida que as bactérias aumentam, as gengivas começam a se afastar dos dentes e pequenas bolsas de infecção se desenvolvem. As gengivas ficam mais inflamadas e vermelhas, muitas vezes sangrando com facilidade. O melhor remédio para a gengivite é melhorar a saúde bucal de seu cão. De acordo com a veterinária Karen Becker, mastigar um osso cru é o equivalente a escovar os dentes do seu cão. Mastigar um osso cru uma vez por semana pode ajudar a aliviar a gengivite e ajudar a manter as gengivas do seu cão de volta ao normal

Placa e Tártaro

Outras causas comuns de gengivas vermelhas são placa e tártaro. Plaque é o filme que cobre os dentes do seu cão diariamente e tem que ser limpo. Se a placa permanecer por muito tempo, ela começará a endurecer e se transformar em tártaro. À medida que o tártaro duro se acumula ao longo da linha da gengiva, as gengivas do seu cão ficam irritadas e inflamadas, e ficam vermelhas ao longo da linha da gengiva. Tal como acontece com a gengivite, a placa bacteriana e o tártaro podem ser controlados naturalmente, dando ao seu cão ossos crus para mastigar. Você também pode tentar dar ao seu cão um cervo ou um chifre de alce. Os chifres texturizados fornecerão mais sucesso na limpeza. Se o seu cão permitir que você escove os dentes, experimente mergulhar a escova de dentes em Vitamina C ou fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água. Nunca use creme dental humano, pois o flúor pode danificar os dentes do seu cão e a pasta pode deixar seu cão doente se ele engolir

Calor

As gengivas vermelhas brilhantes são um sintoma da insolação em cães. Quando nós humanos ficamos realmente quentes, nossa pele fica avermelhada e vermelha brilhante. Um processo similar acontece com as gengivas dos cães, à medida que a circulação sanguínea aumenta para tentar esfriar o corpo. Se o seu cão estiver em clima quente ou em um carro quente, ou se ele estiver jogando muito duro e suas gengivas estiverem vermelhas, você pode estar enfrentando uma séria emergência. Se o seu cão não parece estar em perigo, você pode tentar diminuir a temperatura do corpo naturalmente, colocando-o na frente de um ventilador, colocando-o em um banho frio (sem gelo) ou esfregando cubos de gelo em suas almofadas. Se o seu cão estiver com dificuldade em respirar ou em pé, estiver com tremores ou não responder, leve o seu cão a um veterinário o mais rapidamente possível, pois a insolação pode matar um cão em apenas 20 minutos se não for tratado.

O inchaço é uma condição com risco de vida, onde o excesso de gás no trato digestivo do cão faz com que o estômago se distenda e gire. Quando o corpo de um cão entra em choque, ele mostrará sintomas de inchaço em todo o corpo. As gengivas dos cães com inchação ficarão vermelho escuro, cinza ou branco. Outros sintomas de inchaço incluem um abdômen distendido, vômito improdutivo, letargia, choro de dor e falta de apetite. Se o seu cão tem gengivas vermelhas escuras e outros sintomas de inchaço, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente. Sem tratamento agressivo, o inchaço é fatal. Embora não haja tratamento natural para o inchaço, alguns passos simples podem ajudar a evitar essa condição. Primeiro, evite alimentos com grãos e ração, que são as principais dietas de cães que desenvolvem inchaço, de acordo com o veterinário Peter Dobias. Ele também sugere a alimentação de ossos crus para ajudar a desenvolver músculos fortes do estômago. Finalmente, não deixe o seu cão se exercitar dentro de três horas depois de comer uma refeição.