Limitações Para Um Assistente Social Clínico Licenciado

Autor: | Ultima Atualização:

Os recursos que você precisa para ajudar seus clientes nem sempre estão disponíveis

Os assistentes sociais clínicos não podem resolver todos os problemas. Depois de obter um diploma de mestrado e colocar até 3.000 horas de aconselhamento supervisionado para obter uma licença, você ainda deve aderir a certas regras éticas e legais que às vezes atam as mãos ou fazem você se sentir como se estivesse girando. Para fazê-lo em campo, você precisa desenvolver uma atitude prática e saber que, embora não possa salvar a todos, você pode fazer uma grande diferença para a grande maioria de seus clientes.

Tome seu remédio

Você trabalhará consistentemente com clientes que também consultam profissionais médicos para os mesmos problemas com os quais você os ajuda. Por exemplo, uma mulher seriamente deprimida pode estar sob os cuidados de um psiquiatra depois de tentar cometer suicídio e depois ser encaminhada a você para aconselhamento. Você não tem controle sobre os tipos de medicação que lhe foram prescritos. Você está limitado no que você pode até mesmo aconselhar o cliente sobre seus remédios, se você acha que ela precisa de uma dose mais pesada ou deve ser retirado da receita se interferir com seu aconselhamento. Sua melhor esperança é ter um relacionamento aberto com seu médico que ouça suas recomendações.

Promovendo o tratamento familiar

Ao trabalhar com famílias que passaram por crises, você normalmente interagirá com outras agências que têm suas próprias agendas. Com o bem-estar da criança, por exemplo, você pode ter que lidar com a agência de intervenção primária, normalmente serviços de proteção à criança, ou com um assistente social para serviços de saúde e serviços humanos. Você pode ter que lidar com policiais e médicos de família, professores e advogados. Como gerente de caso clínico da família, você está limitado pelas leis que regem o abuso infantil que podem exigir que as crianças sejam retiradas de uma casa que você acha que pode ser salva. Ou você pode acreditar que uma criança está em perigo, mas é impotente para advogar a remoção das crianças devido aos direitos legais dos pais.

Encontrando os Fundos

Na sua linha de trabalho, as chances são de você se deparar com pessoas tão infelizes que precisam de serviços sociais para suas necessidades básicas de vida. Embora você possa trabalhar em estreita colaboração com um assistente social de atendimento direto para encontrar os serviços apropriados para seus clientes indigentes, você também pode precisar procurar recursos por conta própria. A Associação Nacional de Assistentes Sociais relata que é quando os assistentes sociais clínicos precisam ser criativos. Você definitivamente será limitado pela filantropia de sua comunidade e do financiamento do governo, fontes que mudam com frequência anualmente

Mantendo os clientes sob controle

Finalmente, há muito o que você pode fazer para ajudar seus clientes a mudar. Você pode trabalhar com um alcoólatra ou viciado em drogas, por exemplo, e ajudá-la a chegar à conclusão de que ela precisa estar em tratamento. Você pode até levá-la ao centro de tratamento e estar lá quando ela for liberada. Mas você não pode fazê-la - ou muitos de seus outros clientes - ficarem limpos. Um relatório do "Scientific American" indicou que 40% das pessoas que frequentam o AA, por exemplo, desistem no primeiro ano. Como um conselheiro, você está limitado em quanto você pode ajudar clientes viciados; eles têm que estar motivados para ter sucesso.