Lemongrass & Cats

Autor: | Ultima Atualização:

O capim-limão é um trato bastante seguro para gatos e tem efeitos semelhantes a catnip.

O capim-limão tem um efeito tipo catnip na maioria dos gatos. Seja em vasos dentro de casa ou plantados em um jardim ao ar livre, um pedaço de erva-cidreira é um tratamento seguro para gatos. O óleo essencial de erva-cidreira, no entanto, pode ser tóxico para os felinos, portanto guarde-o com segurança

Os muitos usos da erva-cidreira

O capim-limão é o termo geral para mais de 50 plantas perenes no gênero Cymbopogon, nativo de Ásia e Índia. É um ingrediente culinário comum e também tem usos como pesticida e conservante. Nestes últimos contextos, geralmente é concentrado como um óleo essencial. Enquanto detém muitos insetos, atrai abelhas. Dentro ou fora de casa, é bastante fácil de cultivar, embora você possa limitar a exposição do seu gato a ele durante os estágios iniciais de crescimento das plantas.

Gatos versus a planta do capim-limão

Em sua forma natural - como planta -lemongrass coloca pouco ou nenhum perigo para os felinos. Um gato pode comer muito e vomitar, mas o envenenamento é improvável. "Uma ninhada de erva-cidreira não prejudicará seus gatos", observa o dr. Fox, colunista do Animal Doctor do Washington Post. "Mas um desejo intenso pode indicar (em vez de causar) alguma deficiência nutricional subjacente ou doença, como hipertiroidismo." Se seu gato parece mais do que um pouco chateado quando você tira seu capim-limão, marque uma consulta veterinária e revise a dieta do animal

Gatos vs. Óleo Essencial de Capim-limão

Concentrado como um óleo essencial, capim-limão pode envenenar gatos. Ao contrário dos cães, pessoas e cavalos, os gatos não possuem uma enzima hepática (glucuroniltransferase) necessária para decompor os componentes da maioria dos óleos essenciais, incluindo o capim-limão. Se ingeridos, esses componentes se acumulam e podem atingir níveis tóxicos ou causar danos ao fígado. Para evitar problemas, mantenha o óleo essencial de capim-limão longe dos gatos. Outra opção é obter uma forma de hydrosol de capim-limão em vez de um extrato, o que reduz sua toxicidade potencial. Se o seu gato consome regularmente óleo essencial de erva-cidreira, entre em contato com um veterinário. Os danos demoram a acumular-se, pelo que os sintomas podem não aparecer até que seja tarde demais.

Alternativas e considerações

Dr. A Fox recomenda erva-cidreira variada com outras plantas. "Primeiro, tudo com moderação", diz Fox. "Brotar um pouco de wheatgrass, alfafa e catnip para que seus gatos possam pastar." Você pode usar a atração natural do seu gato para essas plantas a seu favor. Se seu gato é permitido fora, plante estes atrativos longe de plantas mais delicadas e menos amigáveis ​​aos gatos. Esperançosamente, seu animal de estimação apreciará seu próprio jardim quando você apreciar seu. Se você tiver erva-cidreira e preferir que seu gato não tenha mastigado, tente pulverizar regularmente a planta com suco de limão diluído, que a maioria dos felinos detesta.