Descrição Do Trabalho De Um Conselheiro De Adoção

Autor: | Ultima Atualização:

Os conselheiros de adoção precisam ter boas habilidades de escuta e observação, bem como um coração compassivo.

Conselheiros de adoção combinam com uma criança que precisa de um pai amoroso com um adulto ou casal que desejam melhorar a qualidade de vida criando um filho. Como tal, menos empregos oferecem a promessa de maior satisfação. Se você está considerando uma nova carreira como conselheiro de adoção, ajuda a aprender mais sobre o que esperar. A maioria dos conselheiros trabalha para orfanatos, agências privadas de adoção e departamentos de serviços sociais municipais ou estaduais.

Os conselheiros de adoção devem ter conhecimento sobre as leis estaduais de adoção, os direitos de nascimento de mães e pais e questões de paternidade. Os conselheiros que trabalham com adoções internacionais também devem estar bem familiarizados com as regras de adoção no país de origem da criança. Conhecimento muitas vezes é desenvolvido através da experiência. Ao longo da curva de aprendizado, os conselheiros de adoção devem saber quando buscar o conselho legal para que possam representar melhor os interesses de seus clientes.

Para trazer compaixão e compreensão ao seu papel, os conselheiros de adoção devem ter uma boa compreensão emocional e psicológica. questões em torno da adoção. Muitos conselheiros de adoção possuem um diploma em aconselhamento, trabalho social ou sociologia para prepará-los para esse papel. Compartilhar experiências com colegas de trabalho e frequentar cursos de educação continuada também fortalece o alcance de um conselheiro.

Os conselheiros de adoção trabalham em estreita colaboração com mulheres grávidas que planejam abandonar seu feto, assegurando que estejam preparadas para perder seus direitos parentais e lidar com os filhos. Consequências emocionais subsequentes da decisão

Conselheiros de adoção “qualificam” adultos interessados ​​em adotar uma criança. O conselheiro realiza extensas entrevistas pessoais com os adultos e orienta-os através das avaliações psicológicas necessárias para determinar sua adequação. O conselheiro supervisiona outras credenciais necessárias, incluindo uma verificação de antecedentes criminais e de crédito. Com essa informação em mãos, o conselheiro começa o aspecto mais gratificante do trabalho: combinar os adultos com uma criança disponível.

Os conselheiros de adoção também trazem permanência para adultos e famílias que abriram suas casas para criar filhos. As casas de acolhimento são de natureza temporária; depois de garantir que o jogo é amoroso, feliz e saudável, um conselheiro de adoção pode ajudar a tornar o acordo permanente

Dica

  • Uma das melhores maneiras de ter uma noção de qualquer trabalho é passar algum tempo com alguém trabalhando no campo. Com esse espírito, pergunte a um conselheiro local de adoção se você pode “escondê-la” por um dia ou dois para ter uma noção real dos desafios e recompensas do trabalho.