A Sacarose É Ruim Para Você?

Autor: | Ultima Atualização:

Sacarose demais é ruim para você.

A sacarose ocorre naturalmente em muitas frutas e legumes, mas também é refinada em açúcar de mesa granulado. É praticamente impossível ingerir alimentos vegetais o suficiente para que a sacarose natural possa representar um problema de saúde, mas é muito fácil consumir muita sacarose refinada por meio de assados, doces e sobremesas. A sacarose aumenta rapidamente os níveis de açúcar no sangue, o que desencadeia uma série de eventos que podem ser ruins para você, especialmente se você for diabético.

A sacarose é um açúcar dissacarídeo composto de uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. . A frutose é o principal açúcar na maioria das frutas e legumes doces, embora a sacarose também seja amplamente encontrada em plantas, particularmente em abacaxis, damascos, tâmaras, beterrabas e alguns outros vegetais de raiz. As plantas usam sacarose, bem como amido, para armazenar energia. A sacarose é refinada principalmente a partir da cana-de-açúcar, mas também da beterraba, da tamareira e da seiva da árvore de bordo. A sacarose é muito mais doce que o amido ou a lactose, e é por isso que é tradicionalmente usada para fazer refrigerantes, doces, bolos, creme gelado e outras sobremesas. Em tempos mais recentes, o xarope de milho rico em frutose substituiu o uso de sacarose refinada em muitas bebidas doces e alimentos porque é ainda mais doce.

Metabolismo

A sacarose é rapidamente decomposta em glicose e absorvida na corrente sanguínea, o que é bom se você precisar de uma fonte rápida de energia, mas não é bom se você exagerar. Um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue desencadeia o excesso de liberação de insulina do pâncreas. O papel da insulina é transportar a glicose do sangue para as células, onde ela pode ser queimada para produzir energia. Os principais problemas com a liberação de grandes quantidades de insulina são que ela sobrecarrega seu pâncreas e geralmente tira muita glicose do sangue, o que leva ao infame “choque de açúcar”. Se não se produz insulina suficiente, os altos níveis de glicose no sangue o sangue pode ser tóxico e danoso para os tecidos.

Diabetes

Os diabéticos, incluindo aqueles que não produzem insulina suficiente e aqueles que não respondem a ela, precisam ser muito cautelosos com sacarose e outros açúcares facilmente metabolizados, porque eles não podem transportar a glicose para dentro de suas células. Com o tempo, e especialmente se não forem tratados, os efeitos tóxicos da glicose nas artérias e nervos de seus olhos, pés, mãos e órgãos internos podem levar à cegueira, amputações e falência de órgãos.

Armazenamento de gordura

Se você puder • use imediatamente toda a energia fornecida pelo metabolismo da sacarose, o excesso de glicose é armazenado como glicogênio no fígado ou como gordura corporal. Portanto, se você se sobrecarregar com guloseimas adoçadas com sacarose, é provável que sua cintura se expanda, o que pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, pressão alta e doenças cardiovasculares.

Dente Decimal

O consumo excessivo de sacarose também promove o dente decair. A sacarose proporciona um banquete para as bactérias em sua boca, que convertem parte do açúcar em ácidos que desgastam o revestimento protetor do esmalte dos dentes. A erosão dentária combinada com a proliferação de bactérias leva a cáries, cáries dentárias, gengivite e mau hálito.